Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Confira as 14 pesquisas sobre projetos desenvolvidos nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Pesquisas investigam desafios do ciclo entre o 6º e 9º ano e apontam recomendações para políticas públicas de educação


Durante mais de dois anos, docentes e pesquisadores se dedicaram a desenvolver projetos em parcerias com escolas municipais e estaduais, localizadas em dez estados brasileiros, e investigar seus resultados. As 14 pesquisas aplicadas receberam apoio do Itaú Social, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, por meio do edital “Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública”

Os pesquisadores articularam práticas e saberes da universidade aos desafios cotidianos enfrentados por educadores e estudantes, e assim puderam indicar recomendações para superá-los. Os resultados dos estudos mostram que os territórios possuem desafios diferentes, portanto cada pesquisa apresenta recomendações únicas para soluções dos problemas na comunidade escolar e na rede de ensino. 

Os Anos Finais são considerados uma das etapas mais desafiadoras da Educação Básica. Seus estudantes, que se encontram na transição da infância para a adolescência, lidam com transformações físicas, emocionais e comportamentais. “Precisamos urgentemente priorizar as políticas públicas do Fundamental 2 em busca de soluções práticas: sim, assim mesmo, no plural, já que são muitas adolescências”, explica a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.

Confira o resultado de todas as pesquisas aplicadas

ESTADO PROJETO RESULTADO
BA Raciocínio Computacional em Prática: desenvolvendo criatividade e logicidade nos anos finais do ensino fundamental Sumário Executivo
BA Sexto Ano, Transições e Participação: diagnóstico e intervenção no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, Pojuca, Bahia Sumário Executivo
CE Escrever para Aprender: diagnose e dispositivo pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental Sumário Executivo
GO Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental Sumário Executivo
MG Laboratórios de Práticas Audiovisuais Sumário Executivo
PB Desengaveta Meu Texto: Práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental II Sumário Executivo
RR Projeto de Pesquisa Educativa: Laboratórios Socionaturais Vivos como instrumento de melhoria pedagógica nos anos finais do ensino fundamental na educação escolar indígena Sumário Executivo
RS A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e o desenvolvimento social sustentável Sumário Executivo
RS Expressão, Simbolização e Resolução de Problemas: tratar a evasão e a desigualdade no pedagógico Sumário Executivo
RS Saberes em Diálogo: Cartografias da Implementação do Referencial Curricular de Canoas nos Anos Finais do Ensino Fundamental Sumário Executivo
RS Letramento Multimídia Estatístico: Uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental Sumário Executivo
RS Novos significados para alunos dos anos finais do ensino fundamental no contexto da socioeducação de linguagens para autonomia e cidadania Sumário Executivo
SP A Convivência como Valor nas Escolas Públicas: implantação de um Sistema de Apoio entre Iguais Sumário Executivo
SP, RJ e PA Sucesso escolar: em busca de estratégias para o fortalecimento de crenças de eficácia Sumário Executivo

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.