Estudantes de sete escolas públicas de Goiás participaram de um estudo que buscou identificar os problemas locais e elaborar possíveis soluções para sua rua, bairro e território. Esse método de ensino foi desenvolvido pelo curso de Geografia da Universidade de Lisboa e foi tema da pesquisa“Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental”.
O estudo foi realizado a partir do apoio do Itaú Social e da Fundação Carlos Chagas, por meio do edital “Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública”, e teve a coordenação da doutora da UFG (Universidade Federal de Goiás), Karla Annyelly Teixeira de Oliveira, com a supervisão da doutora da UFGD (Universidade Federal da Grandes Dourados (UFGD), Eunize Caldas Pesanha.
Confira o sumário executivo da pesquisa
Para chegarem à conclusão sobre os problemas que deveriam ser enfrentados, os estudantes se apoiaram em questionários, entrevistas com os moradores e trabalho de campo. Em geral as propostas envolviam um processo informativo com a população local e indicações de ações para o poder público e para a comunidade escolar.
Durante a pesquisa, os assuntos que mais chamaram atenção dos estudantes foram:
- Meio ambiente;
- Étnico-raciais,
- Violência,
- Mobilidade urbana,
- Intolerância religiosa,
- Migrações,
- Patrimônio cultural/ambiental; e
- Qualidade de vida.
“A metodologia do ‘Nós Propomos! Goiás’ foi desenvolvida com êxito, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Tudo isso, foi possível em função da mediação didática feita pelos professores de Geografia desses alunos, que assumiram a proposta metodológica e a aplicaram com protagonismo”, conclui a coordenadora do estudo.
Realização do estudo
A dinâmica do projeto de pesquisa se baseia em três ações: estudantes elegem um problema; vão a campo para identificar sua causa; com base na reflexão e nas informações coletadas, elaboram uma proposta para solucioná-lo.
A partir dessa dinâmica, os professores e pesquisadores envolvidos avaliarão o impacto da proposta pedagógica na aprendizagem e a formação do protagonismo e de práticas cidadãs entre os estudantes.
O projeto foi realizado durante as aulas da disciplina de Geografia das escolas participantes do estudo. Para contribuir com o método, foram disponibilizados estudos sobre a região metropolitana de Goiás e cinco equipamentos de informática para cada colégio, entre eles notebook, impressora e projetor. A iniciativa envolveu oito professores e alcançou cerca de 110 alunos do 9º ano.
Veja também o resultado das pesquisas:
- Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Projeto de Pesquisa Educativa: Laboratórios Socionaturais Vivos como instrumento de melhoria pedagógica nos anos finais do ensino fundamental na educação escolar indígena;
- Laboratórios de Práticas Audiovisuais;
- A Convivência como Valor nas Escolas Públicas: implantação de um Sistema de Apoio entre Iguais;
- A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e o desenvolvimento social sustentável;
- Raciocínio Computacional em Prática: desenvolvendo criatividade e logicidade nos anos finais do ensino fundamental;
- Letramento Multimídia Estatístico: Uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental;
- Sexto Ano, Transições e Participação: diagnóstico e intervenção no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, Pojuca, Bahia;
- Expressão, Simbolização e Resolução de Problemas: tratar a evasão e a desigualdade no pedagógico;
- Novos significados para alunos dos anos finais do ensino fundamental no contexto da socioeducação de linguagens para autonomia e cidadania;
- Escrever para Aprender: diagnose e dispositivo pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental;
- Desengaveta Meu Texto: Práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental II;
- Sucesso escolar: em busca de estratégias para o fortalecimento de crenças de eficácia;
- Saberes em Diálogo: Cartografias da Implementação do Referencial Curricular de Canoas nos Anos Finais do Ensino Fundamental.