Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Especiais

Reflexões sobre Desenvolvimento Institucional

Neste novo episódio da série, atores do campo da sociedade civil compartilham diferentes pontos de vistas sobre o tema.


Pesquisadores, gestores e investidores sociais debatem a teoria e a prática do Desenvolvimento Institucional nas Organizações da Sociedade Civil. Clique em cada pergunta abaixo para ler o material completo!

Conheça os entrevistados

Daniela Araujo – jornalista, mestre em Educação, Comunicação e Cultura pela FEBF/UERJ. Coordenadora executiva da organização social Bem TV Educação e Comunicação desde 2010. Conselheira de juventude em Niterói (2016/2017), atua junto às organizações da sociedade civil para mobilização e debate sobre o extermínio da juventude negra e acesso à formação e ao trabalho decente. Atualmente compõe o Conselho Municipal de Direitos da Infância e Adolescência (CMDCA Niterói).

Domingos Armani – tem 63 anos (2021), é brasileiro, natural de Bento Gonçalves/RS. Graduado em Ciências Sociais com mestrado em Ciência Política (UFRGS), é consultor independente com 25 anos de experiência, nacional e internacional, no Desenvolvimento Institucional de Organizações da Sociedade Civil.

Mônica de Roure – executiva com mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica de pessoas e programas. Cursou mestrado em História Social da Cultura e Doutorado em Literatura Comparada. Consultora independente e responsável pela área de Parcerias Estratégicas da BrazilFoundation. Na relação com Itaú Social, participou da construção do Missão em Foco desde 2017, quando este se voltou mais fortemente para o tema Desenvolvimento Institucional, e segue como parceira.

Rogério Silva – doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Com grande vivência no campo social brasileiro e em estratégia, avaliação e desenvolvimento organizacional, Rogério foi gestor do Programa Saúde da Família, em São Paulo, e integrou o Departamento de Gestão e Educação em Saúde do Ministério da Saúde. É professor no Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (FEA/USP), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Santo Amaro (Unisa).

Experiências inspiradoras pelo Brasil

Desde 2004, O Circo Crescer e Viver levanta sua lona e leva arte para a vida de crianças, adolescentes e jovens das comunidades da região central do Rio de Janeiro. Participante do programa Missão em Foco já no segundo ciclo (2019), a experiência é rica em aprendizados e resultados.

O Centro de Educação Popular (CEDEP), sediado em Florianópolis, trabalha com enfoque no desenvolvimento integral a partir do olhar atento para as demandas e potencialidades dos territórios onde atua. Merece destaque a experiência da Caderneta Social, ação emergencial desenvolvida pela OSC no contexto da pandemia. O CEDEP compõe o grupo de organizações sociais apoiadas pelo Missão em Foco desde 2017.

Fundada por pais de jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA), Gaia é uma organização social localizada em São José dos Campos cujo propósito é a inclusão social. Apoiada pelo programa Missão em Foco desde 2017, a instituição tem uma rica trajetória no programa, com aprendizados e transformações. Confira!

Amplie seus conhecimentos

Organizado por Domingos Armani, o livro trata de uma série de artigos sobre a experiência do Instituto C&A (atual Laudes Foundation) no apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) a partir do Desenvolvimento Institucional, sistematizando aspectos teóricos e metodológicos em torno do tema.

Lançado em 2015, o artigo de Erik Persson e Luís Moretto Neto trata do tema Desenvolvimento Institucional com enfoque no conceito de gestão que prevalece em sua prática.

Publicado pela Fundação Getúlio Vargas – CEAPG/FGV em 2013, o livro trata da sustentabilidade política e financeira de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O programa Itaú Social Unicef coloca o tema do desenvolvimento organizacional em debate, explorando diferentes aspectos do tema e suas interfaces com a ideia de gestão.


Navegue na série

FICHA TÉCNICA

Coordenador de comunicação: Alan Albuquerque R. Correia | Edição e diagramação: Fernanda F. Zanelli
Identidade visual: Rodrigo Souza Silva | Direção de arte: Caronte | Ilustração: Julia Coppa | Revisão ortográfica: Beatriz Gross 
Colaboração técnica: Ana Maria Carminato, Camila Feldberg e Milena Duarte
 Sistematização conceitual: Move – Gabriela Bretas