Capacidade de resposta
Desenvolvido para assegurar a infraestrutura em processos de aprendizagem de crianças e adolescentes, o programa foi adaptado para o esforço emergencial de segurança alimentar

Proteção foi uma palavra-chave em 2020. E, diante do desafio de responder rapidamente às demandas impostas pelo cenário de pandemia às comunidades em situação mais vulnerável, outro conceito fundamental nesse ano foi o de flexibilidade. Criado em 2006 para disponibilizar recursos financeiros pontuais para a melhoria da infraestrutura de organizações da sociedade civil (OSCs), apoiando-as em demandas de aquisição de equipamentos, de materiais permanentes e em pequenas reformas, o programa sofreu uma adaptação às necessidades do momento.
Em seu formato tradicional, realizado até março de 2020, o programa beneficiou 19.344 crianças, adolescentes e jovens indiretamente, ao investir R$ 2 milhões de recursos provenientes do edital de 2019, no apoio a 39 instituições em 29 municípios. Com o início da pandemia, o Comunidade, Presente! adotou novo foco. Por meio de um edital lançado em edição especial, foram selecionadas 25 OSCs que durante três meses distribuíram kits essenciais de consumo para mais de 8 mil famílias. Organizações dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo receberam recursos para montar kits com itens essenciais de consumo, como alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha. Os insumos foram comprados prioritariamente na própria comunidade, como forma de estimular o comércio local. Além de atuar por meio desse edital específico, o programa ampliou sua abrangência somando-se ao esforço geral do Itaú Social, que assegurou doações emergenciais a centenas de milhares de famílias durante a pandemia.

Em números
instituições apoiadas pela edição emergencial do programa Comunidade, Presente!
municípios
famílias beneficiadas
cestas de alimentação
kits de higiene
investidos