O ano da reinvenção
Com rápida adaptação às demandas da pandemia, a área registrou crescimentos recorde na produção e consumo de conteúdos sobre educação nos canais Itaú Social e nos canais parceiros

A ambição e a capacidade de realização da área de Comunicação se casaram com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. O objetivo de mobilizar diferentes públicos e articular uma rede em torno do debate sobre educação tornou-se crucial em um ambiente de aceleradíssima digitalização. Cresceu, assim, a necessidade de produção e distribuição de conteúdos de qualidade em variados formatos. O Itaú Social inovou, experimentou, escutou e, principalmente, compartilhou conhecimento. A audiência floresceu em números recorde.
O caldeirão das lives foi engrossado com seis importantes ciclos de conversas, envolvendo representantes do terceiro setor e do poder público. As visualizações alcançadas no site institucional (itausocial.org.br) cresceram 17% em comparação com as de 2019, e a área de notícias, que ganhou destaque no site, também subiu 10% no mesmo período. Entre as redes sociais, o Facebook se mantém como o com maior audiência. Os crescimentos mais expressivos no número de seguidores, entretanto, ocorreram no LinkedIn (475%) e no YouTube (182%).
As parcerias com veículos de comunicação ampliaram o espectro de cobertura. O podcast Folha na Sala, por exemplo, somou 106 mil plays em 33 episódios, explicitando em muitos casos a questão da desigualdade na sala de aula. E os conteúdos publicados a partir de 30 de junho no Nexo Políticas Públicas tiveram média mensal de 51 mil visualizações em 2020. A pontuação do Índice de Qualidade de Exposição na Mídia (IQEM), indicador usado para acompanhar os resultados de imprensa, aumentou 51% em relação a 2019 – um recorde desde 2010, início da série histórica. Lançamos ainda a Notícias da Educação, uma newsletter em parceria com a start-up de mídia Galápagos que contou com 18 edições em 2020, trazendo em cinco diferentes seções ideias, experiências e pessoas em todas as regiões do país que inspiram, ensinam e ajudam a construir o futuro do Brasil.
Redes sociais
Em números
visualizações por mês foram registradas no site institucional, 17% a mais que em 2019
foi o crescimento da base de seguidores no LinkedIn
de pessoas foram impactadas pelos conteúdos publicados no Facebook, rede que fechou 2020 com 206.044 seguidores
de pessoas foram impactadas pelos conteúdos publicados no Instagram