Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

Pilar

Fortalecimento da sociedade civil

Comunidade, presente!

Escolas públicas e organizações da sociedade civil (OSCs) cumprem um papel importante no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. As atividades que realizam também possibilitam um olhar qualificado para promover mudanças nas comunidades em que estão inseridas.

  • Acreditamos que a qualidade da infraestrutura dos espaços físicos das escolas públicas e das OSCs, bem como os equipamentos que são disponibilizados para a realização das atividades oferecidas, contribuem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das meninas e meninos.

 

O contexto

Escolas com problemas de infraestrutura, como falta de banheiros e bibliotecas, ou com acesso limitado a itens básicos, como água tratada e energia elétrica, apresentam condições menos favoráveis aos processos de ensino e aprendizagem. Tal situação dificulta a garantia do direito à educação de qualidade. Essa relação foi identificada na pesquisa Qualidade da Infraestrutura das Escolas Públicas do Ensino Fundamental no Brasil (Unesco).

Problemas de infraestrutura também são um gargalo para as organizações da sociedade civil. O estudo Panorama das Organizações da Sociedade Civil de Atuação Socioeducativa (Ceats/Itaú Social) mostra que os desafios relativos à estabilidade financeira e infraestrutura adequada prejudicam o atendimento a crianças, adolescentes e jovens.

Não é à toa que um dos itens da meta 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, voltada para a garantia da educação de qualidade, prevê a construção e melhoria de instalações físicas para proporcionar ambientes de aprendizagem “seguros, inclusivos e eficazes”.

  • A melhoria da infraestrutura das OSCs e escolas públicas contribui para um bom atendimento e para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

 

Descrição do programa

O programa Comunidade, presente! disponibiliza recursos financeiros para escolas públicas e OSCs que atuam com educação de crianças, adolescentes e jovens. É possível fazer solicitações de compra de equipamentos ou de reformas de espaços físicos no site do programa, que traz mais detalhes sobre a iniciativa.

Os colaboradores do Banco Itaú, por meio do programa de Voluntariado, também participam de uma das etapas de análise das solicitações do Comunidade, presente!.

 

Referências