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Pilar

Fortalecimento da sociedade civil

Comunidade, Presente!

Quadro a quadro com legenda do vídeo

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Escolas públicas e organizações da sociedade civil (OSCs) cumprem um papel importante no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. As atividades que realizam também possibilitam um olhar qualificado para promover mudanças nas comunidades em que estão inseridas.

  • Acreditamos que a qualidade da infraestrutura dos espaços físicos das escolas públicas e das OSCs, bem como os equipamentos que são disponibilizados para a realização das atividades oferecidas, contribuem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das meninas e meninos.

 

O contexto

Escolas com problemas de infraestrutura, como falta de banheiros e bibliotecas, ou com acesso limitado a itens básicos, como água tratada e energia elétrica, apresentam condições menos favoráveis aos processos de ensino e aprendizagem. Tal situação dificulta a garantia do direito à educação de qualidade. Essa relação foi identificada na pesquisa Qualidade da Infraestrutura das Escolas Públicas do Ensino Fundamental no Brasil (Unesco).

Problemas de infraestrutura também são um gargalo para as organizações da sociedade civil. O estudo Panorama das Organizações da Sociedade Civil de Atuação Socioeducativa (Ceats/Itaú Social) mostra que os desafios relativos à estabilidade financeira e infraestrutura adequada prejudicam o atendimento a crianças, adolescentes e jovens.

Não é à toa que um dos itens da meta 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, voltada para a garantia da educação de qualidade, prevê a construção e melhoria de instalações físicas para proporcionar ambientes de aprendizagem “seguros, inclusivos e eficazes”.

  • A melhoria da infraestrutura das OSCs e escolas públicas contribui para um bom atendimento e para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

 

Descrição do programa

O programa Comunidade, Presente! disponibiliza recursos financeiros para OSCs que atuam com educação de crianças e adolescentes, com o objetivo de assegurar a infraestrutura para processos de aprendizagem.

É possível fazer solicitações de compra de equipamentos, pequenas reformas e adequações de espaços físicos, assim como aquisições de cestas básicas e kits de higiene.

Confira as oportunidades de apoio relacionadas ao programa na nossa página de editais.

 

Referências

 

Parceiros

  • Apae de Cabo Frio (RJ);
  • Associação de Amparo Comunitário Pequeninos do Peri AACPP (SP);
  • Associação Amigos de Pianoro (SP);
  • Associação Comunitária Itaqui-Bacanga – ACIB (SP);
  • Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Politica – Casa do Hip Hop (SP);
  • Associação das Famílias do Pecém (CE);
  • Associação de Pais e Mestres da Emef. Prof. Joaquim Passos e Silva (SP)
  • Associação de Voluntários Integrados no Brasil Avib (SP);
  • Associação Espírita Lar Transitório de Christie (PE);
  • Associação Indígena Kiriri da Aldeia Pau Ferro (BA);
  • Associação Missionária Atravessando os Vales (SP);
  • Associação Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania (RS);
  • Centro dos Direitos Humanos de Nova Iguaçu (RJ);
  • Conselho Comunitário do Parque São José – CCPSJ (CE);
  • Creche José Bezerra Lima (CE);
  • Fundação Casa do Freguês (MA);
  • Fundação Julita (SP);
  • Fundação Terra (PE);
  • Grupo de Apoio Nisfram (SP);
  • Guerreiros de Hebrom (ES);
  • IADIS – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento e Inclusão Social (PE);
  • Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida (MA);
  • Instituto Hebrom (SP);
  • Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Humano (SP);
  • Projeto Resgatando Vidas Ja (RJ);
  • Sociedade Beneficente Luz Protetora (BA).
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