Construção colaborativa
A estratégia de fortalecer a cooperação entre os diferentes entes da federação atua tanto para articular estados com seus próprios municípios quanto na ação intermunicipal

O número de secretarias municipais participantes dessa vertente do programa cresceu de 332, em 2019, para 742, em 2020. A atuação regional do Melhoria da Educação traz duas estratégias dentro de uma para fortalecer a colaboração entre os diferentes entes da federação, tanto entre estados e seus próprios municípios quanto na cooperação intermunicipal.
Há duas parcerias com secretarias estaduais. No trabalho com a Secretaria de Educação de Pernambuco o foco é o apoio do estado ao município para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos visando à melhoria de sua intervenção pedagógica. A cooperação com o estado da Bahia, feita por intermédio do Instituto Anísio Teixeira, realiza a formação continuada de duplas gestoras (o diretor da escola e o coordenador pedagógico) no ensino fundamental 2, reunindo equipes de estabelecimentos municipais e estaduais em um trabalho conjunto.
O programa também apoia uma rede intermunicipal de colaboração em educação que em 2020 reuniu 21 iniciativas de oito estados. O apoio do Melhoria da Educação a essa rede se dá por meio de processos formativos para os gestores da rede.
Três parceiros do programa na estratégia regional participaram do desenvolvimento de tecnologias educacionais:
Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco: Colaboração estado-municípios;
Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul): Colaboração intermunicipal: Câmaras técnicas de consórcio;
ADE Chapada Diamantina: Colaboração intermunicipal: Arranjos de Desenvolvimento da Educação.