Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Mês do livro infantil: confira as histórias e conquistas do Leia com uma criança

Além da distribuição de livros, o programa disponibiliza estante virtual de livros infantis, podcast e cursos para formação de mediadores de leitura


Um dos pioneiros na promoção e incentivo à leitura infantil, o Leia com uma criança segue trazendo novidades para alcançar crianças e adultos. São mais de dez anos com cerca de 63,5 milhões de livros infantis entregues às crianças em todas as regiões do Brasil. Neste mês de abril, período que celebra os dias internacional e nacional do Livro Infantil (2 e 18 de abril, respectivamente), o Itaú Social reúne algumas das conquistas e histórias do programa.

“O uso da literatura como bem cultural é o alicerce para a aquisição da linguagem, para o domínio da língua e para a construção do conhecimento. Além disso, ao apresentar as histórias e personagens às crianças, a literatura exerce um papel fundamental na construção da identidade. A criança passa a usar a imaginação, a criatividade e a empatia para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com os outros e com ela mesma”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Leia para uma Criança: 10 anos de histórias

O programa distribuiu livros infantis para diversos equipamentos públicos e OSCs (Organizações da Sociedade Civil) mais afastados dos grandes centros urbanos, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Breves (PA), município de população ribeirinha. “O serviço público mais próximo fica na capital do estado, que é 200 quilômetros de distância daqui. Isso dá 12 horas de viagem de barco”, conta uma das fundadoras da Apae, Maíla Costa. 

Em razão da vulnerabilidade do município, agravada pela pandemia de Covid-19,  a organização distribuiu para as famílias os títulos do Leia com uma criança de 2021, juntamente com cestas básicas, kits com produtos de higiene e gás de cozinha. 

Além da distribuição dos livros, os integrantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS), utilizam a parceria com o programa para se qualificarem por meio do percurso formativo Leitura e escrita. “Em contato com o conteúdo do curso, você aprende como mediar a leitura para a faixa do zero aos seis anos, compreende o poder da palavra na primeira infância e sua influência no comportamento dos futuros leitores”, explica a coordenadora do projeto Mônica Barbosa. Os cursos são gratuitos e oferecidos pelo Polo, ambiente de formação do Itaú Social.

Na cidade de Assaré (CE), a organização O Canto da Patativa foi beneficiada pelo programa e pôde distribuir 448 kits de leitura para crianças do território. “Esses pacotinhos do saber, como chamamos os kits, são fundamentais pois valorizam a autonomia intelectual e social motivando e desafiando as crianças à capacidade de transformar e compreender o contexto em que vivem”, conta Kelly Rodrigues, presidente da instituição.  

Em março deste ano, o programa lançou o podcast Leia com uma criança. Os episódios apresentam conversas, leituras conjuntas e trocas de experiências voltadas para crianças, famílias, mediadores de leitura e educadores. Estão disponíveis nas principais plataformas de áudio: Spotify; Google podcasts; Apple podcasts; Deezer; Amazon Music, além do site do Itaú Social.

O Leia com uma criança ainda conta com a estante digital que disponibiliza, gratuitamente, 14 títulos que podem ser lidos por computador, tablet ou celular. Integram parte do acervo autores como Luis Fernando Verissimo, Adriana Falcão, Marcelo Rubens Paiva e os irmãos Grimm, bem como estudantes selecionados pelas últimas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Para famílias de  crianças com deficiência e que desejam apresentá-las ao universo literário, o Leia para uma Criança dispõe de 20 livros com diferentes recursos de acessibilidade como locução, libras, libras expandidas, audiodescrição detalhada e poética. Os responsáveis poderão acessar os livros após realizar o cadastro no site.

Prêmio Jabuti
O Leia com uma criança foi uma das iniciativas vencedoras do prêmio Jabuti em 2019, um dos mais tradicionais reconhecimentos literários do Brasil. A premiação existe desde do fim da década de 50 para destacar obras, ensaios e iniciativas que valorizem a literatura. O programa do Itaú Social foi premiado no primeiro ano em que foi criada a categoria Fomento à Leitura.

Ciclo de Leitura
Estão abertas as inscrições para o edital Ciclo de Leitura, que irá contribuir para a qualificação de 30 OSCs, bibliotecas comunitárias e/ou coletivos que desenvolvam ações de leitura com crianças, adolescentes e jovens de zero a 24 anos. O prazo para as inscrições vai até às 18 horas do dia 29 de abril pelo site