Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Programa Leia com uma criança lança podcast

O novo podcast marca a mudança do nome do programa para Leia com uma criança, reforçando a escuta ativa e a participação da criança durante a leitura


Estreou na segunda-feira (14), o podcast “Leia com uma criança”, projeto que busca incentivar e reforçar a importância da leitura desde a primeira infância. Serão 12 episódios que irão ao ar até dezembro e estarão disponíveis nas principais plataformas de áudio: Spotify; Google podcasts; Apple podcasts; Deezer; Amazon Music, além do site do Itaú Social.

O podcast apresentará conversas, leituras conjuntas e trocas de experiências voltadas para crianças, famílias, mediadores de leitura e educadores. Além do conteúdo em áudio, o projeto também terá vídeos com recursos de acessibilidade. Os episódios serão apresentados por Kiara Terra, narradora de histórias, autora e pesquisadora das infâncias.

Conheça a história do Leia com uma criança

O lançamento do podcast marca a mudança no nome do programa, que passa a se chamar “Leia com uma criança”, reforçando seu compromisso em incentivar a escuta ativa e a participação da criança durante a leitura. 

“O programa Leia com uma criança está inserido em uma estratégia de acesso e democratização do livro, da literatura e da leitura. Entre as iniciativas estão a curadoria e a distribuição de livros para crianças e organizações da sociedade civil de regiões que apresentam uma maior vulnerabilidade social; e a mobilização social por meio de campanhas. O podcast se insere como mais uma estratégia de mobilização do programa, com conteúdos voltados para crianças, famílias, mediadores e educadores”, explica Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.

O primeiro episódio irá abordar a importância da literatura de autoria indígena e a necessidade de colocá-la em evidência, bem como dicas e reflexões sobre mediação de leitura. Para essas discussões, o programa contará com a participação da escritora indígena Julie Dorrico, da artesã indígena Monica Ará, da ilustradora Rosinha e da editora Daniela Padilha, e das crianças Adrielly, Elis, Estela, João Pedro, Giuseppe, Lina, Luísa, Melissa e Olívia. 

A conversa será em torno do livro “Os olhos do jaguar”, escrito pelo autor indígena Yaguarê Yamã, ilustrado pela Rosinha e publicado pela Editora Jujuba. O título foi um dos selecionados para a campanha nacional de incentivo à leitura no ano passado e foi distribuído em cerca de 1.5 mil cidades.

Confira o podcast Leia com uma criança

Quem é Kiara Terra
Doutoranda em Sociologia da Infância na Universidade do Minho, em Portugal, ela criou “A História Aberta”, método de narração colaborativa que estimula a participação do público. Escuta e técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar, que tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente na formação de professores, em espaços de mediação de obras de arte, museus e exposições. Kiara viaja o Brasil formando educadores.

Formação para mediadores
O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, disponibiliza cursos gratuitos que estimulam a prática da mediação de leitura e a valorização da literatura indígena. Enquanto o curso Leitura para Bebês é uma oportunidade para incluir os recém-nascidos no universo literário a partir da mediação de leitura, a formação Infâncias e Leituras incentiva práticas de leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância.

Literatura indígena
Aproveitando o tema do primeiro episódio, a plataforma oferece o curso Jenipapos – Literatura de autoria indígena, desenvolvida em parceria com a MINA – Comunicação e Arte, e que aborda a literatura de autoria indígena, com seus pontos e contrapontos históricos e atuais, a partir da contribuição dos povos originários. O usuário do Polo ainda tem acesso ao editorial Literatura para fortalecer as vozes indígenas e à coleção Laboratório Socionaturais Vivos, que contém quatro vídeos mostrando a vivência em comunidades indígenas do estado de Roraima.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.