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Polo de desenvolvimento educacional
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Luta das Pessoas com Deficiência: conheça iniciativas do Itaú Social que apoiam a gestão inclusiva na educação

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, reunimos conteúdos disponíveis no Polo, no programa Melhoria da Educação e de parceiros


Celebrado neste 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de dar mais visibilidade aos direitos e políticas públicas que visam a inclusão, em busca de equidade de oportunidades e sem preconceitos. O Itaú Social, dentro da sua premissa de contribuir com uma educação de qualidade para todos e todas, reuniu suas iniciativas que buscam promover uma gestão inclusiva nas redes de ensino e escolas. Confira:

Tecnologia educacional

Disponível para dirigentes e equipes das secretarias municipais de educação, a tecnologia educacional Gestão inclusiva: pessoas com deficiência, tem por objetivo a implementação de ações para que todas as crianças, adolescentes e jovens com deficiência em idade escolar sejam matriculados e que tenham a garantia da aprendizagem. Elaborada e testada por meio do programa Melhoria da Educação, a tecnologia fornece também mecanismos de monitoramento e avaliação na perspectiva inclusiva. 

A tecnologia educacional desenvolvida na rede municipal de Itapevi (SP), teve o apoio do Instituto Rodrigo Mendes, parceiro técnico do Itaú Social. Equipes técnicas da secretaria foram formadas para a implementação dos princípios da educação inclusiva e estão compartilhando o conhecimento, conforme a realidade local, junto às merendeiras, professores, motoristas, porteiros e demais profissionais da educação. 

Confira entrevista sobre a importância das escolas regulares receberem crianças com deficiência

Livros para crianças com deficiência visual

O programa Leia para uma Criança está com inscrições abertas para que escolas e creches públicas, bibliotecas comunitárias, organizações da sociedade civil (OSCs) e outros equipamentos públicos voltados para a garantia de direitos das crianças de 0 a 6 anos façam a solicitação de livros infantis. Em 2021, serão distribuídos os livros  “Enquanto o almoço não fica pronto” (Editora Zit) e “Os olhos do jaguar” (Editora Jujuba). 

É possível solicitar versões das obras em braile e fonte ampliada para crianças com deficiência visual, e em formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição. Mas, devido ao número limitado de livros nestes padrões, há prioridade para os municípios em maior situação de vulnerabilidade. As versões audiovisuais acessíveis também podem ser lidas on-line, na página do programa, por responsáveis de crianças com deficiência.

Confira entrevista sobre o processo de tradução das obras em braile

Educação na pandemia

Os estudantes público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Como reorganizar o calendário escolar para atendê-los? Como pensar processos pedagógicos inclusivos? De que forma estabelecer uma atuação em rede? O curso Educação especial na perspectiva da educação inclusiva apoia nestes questionamentos e está disponível para Dirigentes Municipais, Dirigentes Estaduais e Arranjos Intermunicipais.

Protocolos sobre educação inclusiva na pandemia

Elaborada pelo Instituto Rodrigo Mendes com o apoio do Itaú Social, a pesquisa Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19 reuniu informações sobre direitos que devem ser garantidos às pessoas com deficiência, aprofunda as considerações acerca da educação dos estudantes com deficiência durante o período de isolamento social e descreve as recomendações oferecidas pelos protocolos internacionais sobre a reabertura das escolas.