Com apoio do Itaú Social, estudo do Instituto Rodrigo Mendes envolveu 23 países e organismos internacionais e está disponível para consulta on-line
Com o objetivo de contribuir com os gestores responsáveis por planejar e implementar políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação das pessoas com deficiência, o Instituto Rodrigo Mendes elaborou a pesquisa Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19.
O adotou como fonte de informações uma rede de especialistas estrangeiros, protocolos de diversos países, bem como outros documentos de organismos internacionais, relacionados à educação. Foram analisadas informações durante o período de isolamento social e, também, do estágio de retorno às aulas presenciais.
A pesquisa divide o tema em três assuntos principais. O primeiro demonstra o conjunto de direitos que devem ser garantidos às pessoas com deficiência, como o direito à informação, à saúde e à educação. Em seguida, o estudo aprofunda as considerações acerca da educação dos estudantes com deficiência durante o período de isolamento social. Por fim, o documento descreve as recomendações oferecidas pelos protocolos internacionais sobre a reabertura das escolas.
As políticas públicas mencionadas nos protocolos foram divididas em três eixos principais: critérios de retorno, questões sanitárias e distanciamento social.
Assista ao webinário de apresentação da pesquisa
Além do Itaú Social, a divulgação do estudo contou com o apoio da DIVERSA, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, Instituto Península, Instituto Unibanco, Todos Pela Educação e UNICEF.