Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Leia para uma criança


O que é o programa?

O programa incentiva, desde 2010, a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Para reforçar este propósito, o convite feito para os adultos em 2021 é “Leia com uma criança”. Mais do que contar uma história, a proposta é que o mediador de leitura tenha a escuta ativa e convide a criança a participar e se engajar no processo.

O Itaú Social atua em diferentes frentes em prol do direito à leitura de qualidade para todos e todas. Há fomento e formação voltados para organizações da sociedade civil, escolas públicas, secretarias municipais de educação e outros órgãos públicos.

Distribuição 2021

Em 2021 o Leia para uma Criança reforça seu propósito ao distribuir 2 milhões de livros de literatura infantil de qualidade para crianças, por meio de organizações da sociedade civil, escolas públicas, secretarias municipais de educação e outros órgãos públicos de regiões em situação de maior vulnerabilidade social.

O prazo para solicitações terminou em 29/10/2021.
Consulte o regulamento para mais informações.

O resultado da análise de sua solicitação será enviado para o e-mail cadastrado pela instituição até o dia 10/12. Caso tenha sido aprovada, receberá também os códigos de rastreamento dos correios para acompanhar o envio dos livros.

Já recebeu os livros?

Para o momento da entrega, o Itaú Social sugere que sejam feitas ações de mediação de leitura com as crianças e, se possível, também com as famílias ou os responsáveis legais. A sugestão é que a leitura, a literatura e os livros não estejam presentes apenas em ações pontuais, mas possam se tornar um hábito para todos. Para mais detalhes sobre esse assunto, é possível acessar o guia para mediação de leitura do Itaú Social, disponível no link

Os olhos do jaguar
Escritor: Yaguarê Yamã
Ilustradora: Rosinha
Editora: Jujuba

No povo Maraguá, as histórias são contadas para as crianças pelos malylis (pajés) dentro da mirixawaruka (casa das lideranças da comunidade). O livro apresenta uma dessas histórias e um pouco da cultura deste povo, utilizando, inclusive, palavras em maraguá.

Enquanto o almoço não fica pronto
Escritora: Sonia Rosa
Ilustradora: Bruna Assis Brasil
Editora: Zit

Hum… está sentindo o cheirinho? Comida boa vem aí. Enquanto o almoço não fica pronto, que tal conhecer um pouco da vida desta família, que cultiva, em seu lar, a união, o amor e a harmonia?


Leia para uma Criança: 10 anos

Em 2020, o programa completou 10 anos de história! Acesse a publicação que narra a trajetória e saiba como ela foi construída

Quer ler com uma criança?

Materiais

Critérios para seleção de livros físicos

Guia para mediação de leitura

Critérios para seleção de livros digitais

Série de programas Lugar de Livros

Podcast Como começar a ler para crianças

Podcast Deixa que eu Conto


Cursos gratuitos

Infâncias e leituras

Leitura para bebês

Mediação de leitura para as juventudes

Livros acessíveis

Estão disponíveis os livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade, como textos e ilustrações originais da publicação, narração em áudio, descrição e animação das imagens, interpretação em Libras. Esses livros são voltados para pessoas com deficiência.

Estante digital

Uma série especial de livros infantis digitais e gratuitos que cabem na bolsa, no bolso e até na palma da mão: fica dentro do celular. Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento e em qualquer lugar.

Conheça as histórias
de quem já participou