Listamos os principais acontecimentos do concurso que mobilizou mais de 42 mil escolas de todo o país

Encerrada em dezembro de 2019, a Olimpíada de Língua Portuguesa mobilizou mais de 42 mil escolas de todo o país, alcançando 87,5% dos municípios brasileiros. A 6ª edição do concurso mostrou seu potencial de mobilização e envolveu mais de 85 mil professores da rede pública e recebeu mais de 170 mil inscrições do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Para saber mais como foi a 6ª edição, listamos os principais acontecimentos:
Acessa a lista dos vencedores do concurso, que receberam as medalhas de ouro em cerimônia na Sala São Paulo, em dezembro
Confira todo o percurso entremeado por oficinas, recursos didáticos, cursos on-line, encontros, atividades culturais, eventos formativos, entre outras atividades.
Saiba quem são os docentes vencedores na categoria Relatos de Prática. A premiação reconhece o trabalho realizado junto aos alunos da rede pública.
Descubra como a escritora mineira participou ativamente do concurso, compartilhando suas vivências com docentes e estudantes.
Veja a opinião e a história de alguns semifinalistas, que se encontraram na cidade de São Paulo.
Confira os nomes reconhecidos da literatura brasileira e produtores de documentários que participaram dos encontros dos semifinalistas.
Leia as produções dos 172 participantes que retrataram o lugar onde vivem em diversos gêneros textuais e documentários.
A Olimpíada é uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o MEC (Ministério da Educação), sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Integra as ações desenvolvidas pelo programa Escrevendo o Futuro, cujo portal disponibiliza diversos materiais formativos, conteúdos sobre o concurso e blogs de cada encontro dos semifinalistas.