Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

E-book reúne textos dos alunos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

 Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio abordam  o tema “O lugar onde vivo” em forma de Poema, Crônica, Memórias Literárias, Artigo de Opinião e Documentário

 

Os textos produzidos pelos 172 estudantes finalistas da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa estão reunidos em um e-book, disponível no portal do Programa Escrevendo o Futuro. Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o país abordaram o tema “O lugar onde vivo” em diferentes gêneros textuais: poema, crônica, memórias literárias, artigo de opinião e documentário. 

Novidade da 6ª edição, a categoria Documentário propõe a alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio criar uma produção audiovisual. No e-book, estão as sinopses das produções realizadas por trios de estudantes, com duração de até cinco minutos.

O tema proposto pela Olimpíada conseguiu aproximar os alunos de suas comunidades e estimular a sensação de pertencimento, o desenvolvimento do olhar crítico e um conhecimento mais aprofundado da realidade local.

A edição impressa do livro foi distribuída durante a cerimônia de premiação na cidade de São Paulo, em 9 de dezembro. A Olimpíada, realizada pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), busca aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos, assim contribuindo para a melhoria do ensino público no país.