Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Alunos e professores participam de atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa durante o ano todo


Etapas do concurso combinam oficinas, recursos didáticos, cursos on-line, encontros, atividades culturais, eventos formativos, entre outras atividades

 

Estudantes da Olimpíada de Língua Portuguesa escolhem livros durante o Encontro de Semifinalistas. Foto: Livia Wu

 

Realizada a cada dois anos, a sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu a inscrição de mais de 42 mil escolas de todo o país, abrangendo 87,5% do território nacional. Cerca de 85 mil professores se mobilizaram para que seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio abordassem a região onde vivem em textos e vídeos, a partir do tema “O lugar onde vivo”. Essa mobilização aconteceu durante todo o ano de 2019, com atividades entre fevereiro, mês de lançamento oficial do concurso, e dezembro, quando aconteceu a cerimônia de premiação.

 

Etapas da Olimpíada

Acesse o infográfico ilustrado com as etapas do concurso.

Conheça o regulamento da Olimpíada.

 

  1.       Lançamento e período de adesão e inscrições

Entre os dias 20 de fevereiro e 30 de abril, a Olimpíada recebeu as adesões on-line das secretarias de educação e as inscrições, também on-line, dos professores. Ao todo, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias de gênero textual, com participação de 4.876 cidades, o equivalente a 87,5% dos municípios brasileiros.

 

  1.       Oficinas nas escolas

Os professores realizaram oficinas de leitura e escrita, em sala de aula, com todos os alunos das turmas participantes. Para isso, tiveram acesso ao portal do programa Escrevendo o Futuro para consultar os cadernos virtuais de apoio ao trabalho do professor. Os docentes também participaram de cursos on-line, webinários e consultaram aos diversos conteúdos sobre os gêneros textuais disponíveis no portal. É nessa etapa que os alunos produzem os textos para o concurso. 

Confira algumas fotos das oficinas realizadas nas escolas.

 

  1.   Etapa escolar

A direção de cada escola participante criou e coordenou uma Comissão Julgadora Escolar, responsável pela seleção dos textos da sua escola. Participaram dessa comissão professores de língua portuguesa não inscritos na Olimpíada, representantes dos pais de alunos e representantes da comunidade.

 

  1.   Etapa municipal

Uma Comissão Julgadora Municipal avaliou e selecionou a produção enviada pelas Comissões Julgadoras Escolares das redes de ensino municipal, estadual e federal localizadas no município. Foram selecionados até 15 textos de cada categoria, conforme a proporção de escolas participantes com textos válidos.

 

  1.   Etapa estadual

Nessa etapa, foram selecionados 569 alunos semifinalistas de todos os estados. As Comissões Julgadoras Estaduais foram organizadas e coordenadas pelas secretarias de Educação estaduais, e foram acompanhadas presencialmente pela organização da Olimpíada em todos os estados, em parceria com especialistas de universidades públicas.

 

  1.   Etapa regional (semifinal)

Um dos momentos mais esperados da Olimpíada aconteceu entre 23 de outubro e 19 de novembro, quando mais de mil estudantes e professores de todo o Brasil participaram da etapa semifinal na cidade de São Paulo. Foram realizados cinco encontros, divididos conforme as categorias do concurso. Palestras, passeios culturais, debates com artistas, escritores e atividades de produção de texto fizeram parte da programação. Todos os estudantes que chegaram nessa etapa receberam medalha de bronze. 

Os 173 alunos finalistas, junto a seus professores, foram anunciados em cerimônias de premiação ocorridas na semifinal. Esse grupo recebeu medalhas de prata. Nessa etapa também foram selecionados os 20 professores vencedores na categoria Relato de Prática.

Confira reportagem completa sobre os encontros de semifinalistas.

 

  1.   Etapa nacional

A Comissão Julgadora Nacional foi composta, organizada e coordenada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária),  Itaú Social e Ministério da Educação. Foram selecionados 28 alunos vencedores nacionais, sendo quatro por categoria, com exceção de Documentário, que premiou o trio de estudantes realizadores. 

 

  1.   Final e evento de premiação

A entrega da medalha de ouro aos 28 estudantes vencedores da Olimpíada aconteceu no dia 9 de dezembro, em cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista. O evento contou com a participação de Conceição Evaristo, escritora homenageada desta edição, e com apresentações dos cantores Lenine e Liniker. Antes da cerimônia,os finalistas tiveram a oportunidade de conhecer o espaço do Museu da Língua Portuguesa, que está em reforma, e conferir uma prévia da exposição que será inaugurada em 2020, em sua reabertura. A Conceição Evaristo também participou de rodas de conversa com os professores finalistas. 

Assista na íntegra a cerimônia de premiação.

Confira reportagem completa da final da Olimpíada de Língua Portuguesa.