Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Assista aos seminários e ciclos de debates sobre educação do Itaú Social

Enquanto os eventos estão suspensos devido à pandemia, é possível conferir seminários e ciclos de debates on-line

Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, todos os eventos presenciais foram suspensos ou adiados. Mas, quem tem acesso à internet pode assistir aos seminários e ciclos de debates, alguns na íntegra, sobre educação realizados pelo Itaú Social.

A importância da leitura na primeira infância, lugares de fala e visibilidade, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvimento integral, ensino da matemática, formação de professores são alguns dos assuntos debatidos nos eventos, com a presença de especialistas na área. Confira:

 

Ciclo de Debates em Gestão Educacional

O evento, já tradicional na agenda dos profissionais de educação, trouxe debates sobre a formação de professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Já em 2019, especialistas abordaram sobre o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, destacando o papel das artes, esportes e jogos no processo de aprendizagem. A edição foi realizada em parceria com o Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável).

A formação de professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – 2018

A importância das artes, dos esportes e dos jogos no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes – 2019

 

Cátedra de Educação Básica 

Lançada pelo Itaú Social e o Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo), a Cátedra de Educação Básica tem o objetivo de contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas de educação básica. Além de vídeos, é possível conferir livros e reportagens dos dois ciclos realizados.

“Ação e Formação do Professor” – 2019

“Escola, Diversidade e Equidade” – 2019

 

Seminário Mentalidades Matemáticas

O evento promove debates e atividades com base na metodologia de Mentalidades Matemáticas, desenvolvido pela professora e pesquisadora Jo Boaler, que prevê o ensino da disciplina de forma mais aberta, criativa e visual, e contribuir para melhorar o nível de engajamento e desempenho da sala de aula.

I Seminário – 2018

II Seminário – 2019

 

Seminário Arte, Palavra e Leitura

Realizado em parceria com o SESC e curadoria da Comunidade Educativa CEDAC e do Instituto Emília, o seminário trouxe especialistas nacionais e internacionais para um intercâmbio de experiências e reflexões. Em 2018, se concentrou na Primeira Infância e visou aprofundar o debate sobre a arte, a palavra e a leitura na vida da criança. Já em 2019, abordou o papel das narrativas, orais e escritas, na construção do humano e como elas afirmam, ou negam, a diversidade.

“Primeira Infância” – 2018

“Leituras e Escritas: Lugares de fala e visibilidade” – 2019