Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Seminários | Conteúdo do Ciclo de Debates em Gestão Educacional é disponibilizado em revista e vídeos

Evento discutiu a formação inicial e continuada de professores, sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular

 

As palestras e conteúdos do “Ciclo de Debates em Gestão Educacional: A formação de professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, realizado em maio na cidade de São Paulo, estão sistematizados em uma revista digital. O material é gratuito e pode ser acessado aqui.

O tema central do evento, realizado pelo Itaú Social em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foi a formação inicial e continuada de professores sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, homologada em dezembro de 2017. Para isso, especialistas nacionais e internacionais debateram iniciativas que já estão em andamento e experiências que podem inspirar a implementação da BNCC no Brasil.

Disponíveis no canal do do Itaú Social no YouTube , todas as palestras e debates possuem tradução em libras:

 

A formação de professores no contexto da implementação de políticas públicas. Palestra com Linda Darling-Hammond, da Universidade de Stanford:

https://youtu.be/ZCkRwnCAnko

 

A formação de professores no Brasil hoje e as mudanças que a BNCC favorece. Participação de Elba Siqueira, da Fundação Carlos Chagas:

https://youtu.be/L2I4_hSczRg

 

A escola como espaço privilegiado para a formação continuada de professores. Participação de Jana Barros, do Instituto Chapada (BA):

https://youtu.be/p4q2XyRnzjA

 

Debate com moderação de Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social:

https://youtu.be/mdxKQZh0_LA

 

Políticas de formação continuada à luz da implementação da BNCC. Palestra de Wesley Neves e Robert Langlady Lira Rosas, da GT Consed de Formação Continuada:

https://youtu.be/IM9zsx4YzeE

 

Educação integral e as Competências Gerais como norteadoras da (re)elaboração de currículos. Palestra de Oliver P. John, da Universidade da Califórnia, Berkeley:

https://youtu.be/AxBfh65Vw7Q

 

No que a experiência internacional pode inspirar a formação de professores no Brasil. Palestra com Chor Boon Goh, do Instituto Nacional de Educação de Cingapura, e Anneli Rauatiainen, da Agência Nacional de Educação da Finlândia:

https://youtu.be/QPB774l32VU

 

Debate com moderação de Emilio Munaro, do Instituto Ayrton Senna:

https://youtu.be/TTeBIN0iWSg