Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Mais de 85% dos participantes do 2º Seminário Mentalidades Matemáticas atuam na rede pública de ensino

Evento organizado pelo Instituto Sidarta e Itaú Social contou com a presença das pesquisadoras norte-americanas Jo Boaler e Cathy Williams

Especialista Jo Boaler se apresentou no Seminário. Foto: Divulgação Sidarta

 

Com lotação máxima, o 2º Seminário Mentalidades Matemáticas reuniu 320 profissionais da educação, entre professores, coordenadores e diretores, sendo 86% vinculados à rede pública. O evento foi organizado pelo Instituto Sidarta, em parceria com Itaú Social, e ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro, no Espaço Immensità, na cidade de São Paulo.

O evento registrou participantes vindos de 71 municípios, de 13 estados e de 61 secretarias municipais de educação. Houve participação do público também pela internet, com alcance de 2,5 mil pessoas na transmissão on-line. O vídeo completo pode ser conferido neste link.

O Seminário contou com apresentações e dinâmicas realizadas pelas especialistas Jo Boaler e Cathy Williams, da Universidade de Stanford (EUA). As pesquisadoras são criadoras da plataforma norte-americana de Matemática YouCubed. Com mais de 30 milhões de acessos por mês, a plataforma conta com o apoio do Itaú Social e Instituto Sidarta para a sua versão em português.

 

Cathy Williams interage com participantes. Foto: Divulgação Sidarta

 

Para a especialista em Educação do Itaú Social, Juliana Yade, o seminário marca um novo olhar para a matemática. “A matéria pode ter uma aprendizagem de alto nível. Uma rede de professores engajados, em sua rotina escolar, está encontrando as possibilidades de uma matemática de fato visual, criativa, aberta e acessível”, destaca. 

Assista ao vídeo sobre o Youcubed produzido pelo Canal Futura: