Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Cátedra de Educação Básica disponibiliza conteúdo do ciclo “Ação e Formação do Professor”

Confira o livro e os vídeos dos debates realizados no primeiro semestre com especialistas, professores, equipes pedagógicas e dirigentes escolares

 

O conteúdo do ciclo de seminários “Ação e Formação do Professor”, promovido pela Cátedra de Educação Básica durante o primeiro semestre de 2019, está disponível na internet em publicações e vídeos. Ao longo de três encontros, o tema central foi desdobrado em apresentações e debates com a participação de especialistas, professores, equipes pedagógicas e dirigentes escolares.

A Cátedra de Educação Básica foi lançada pelo Itaú Social e o Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo), com o objetivo de contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas de educação básica. 

A publicação, disponível em PDF, sistematiza as atividades realizadas no primeiro ciclo. Além dele, estão disponíveis as gravações integrais das exposições e dos debates, bem como o vídeo resumo de cada palestra.  Para conferir os vídeos, acesse os tópicos abaixo. 

 

Seminário 1 – Profissionalismo e Competência

O primeiro encontro debateu a ideia de profissionalismo e competência; o desafio de repensar a ação profissional docente; e o reconhecimento, a atratividade e o plano de carreira.

Confira aqui a sistematização.

 

Seminário 2 – Planejamento e Avaliação

Os debates do segundo encontro abordaram os processos de planejamento e avaliação das ações docentes; as ideias de medida e valor e o significado dos indicadores; e as boas práticas para uso da hora/atividade na autoformação.

Confira aqui a sistematização.

 

Seminário 3 – Formação do Professor: Experiências Inovadoras

O terceiro encontro debateu as questões fundamentais da formação do professor da educação básica, a experiência da formação integrada e a visão transdisciplinar da formação por área. Trouxe ainda um panorama dos projetos de pesquisa relativos aos anos finais do Ensino Fundamental.

Confira aqui a sistematização.