Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

“Escola, Diversidade e Equidade” são temas de publicação da Cátedra de Educação Básica


Conteúdo dos seminários realizados no segundo semestre de 2019 está disponível também por meio de reportagens e vídeos

O conteúdo dos seminários promovidos pela Cátedra de Educação Básica no segundo semestre de 2019, com os temas “Escola, Diversidade e Equidade”, está disponível em um livreto online e também nos formatos de reportagens e vídeos editados ou na íntegra. O foco central foi desdobrado em apresentações e debates com a participação de especialistas, professores, equipes pedagógicas e técnicos de secretarias de ensino.

A Cátedra de Educação Básica foi lançada pelo Itaú Social e o Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo), com o objetivo de contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas de educação básica.

Confira os seminários disponíveis na sistematização:

Equidade: dos dados à pedagogia da diversidade 

Avaliações e censos são importantes para compreender os desafios da equidade e pensar maneiras de abraçar a diversidade dentro das instituições de ensino.

Estratégias para engajar famílias 

Conhecer a comunidade a fundo e envolvê-las no planejamento das ações da escola é o primeiro passo para aproximá-la da instituição.

Diversidade na sala de aula e fora dela 

O protagonismo dos estudantes e da comunidade é o ponto mais importante para abraçar a diversidade na escola.

Bons projetos nascem da escuta dos alunos 

Propostas motivadoras consideram o contexto escolar e dos estudantes. Para criá-las, é necessário conhecê-los e respeitar as características do grupo.