Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Comunicação Parcerias com veículos de comunicação

Parcerias com veículos de comunicação

Debate ampliado

Cinco parcerias ajudaram a reverberar a discussão sobre educação em diferentes públicos e aspectos: da experiência de práticas literárias à avaliação de políticas públicas

A série Lugar de Livros, parceria com a TV Cultura: 60 módulos audiovisuais, de cinco minutos cada um, exibidos ao longo de três meses para sensibilizar as famílias para a importância da leitura na primeira infância

Para a mobilização da sociedade em torno de temas de educação e a ampliação do debate, as parcerias com veículos de comunicação são essenciais. Ao determinar a escolha de cada parceiro, o objetivo é dialogar com diferentes audiências para difundir os dois pilares do Itaú Social: o fortalecimento da sociedade civil e a formação de profissionais de educação. Em 2020, foram cinco parcerias focadas em públicos segmentados. 

O podcast Folha na Sala, por exemplo, pioneiro ao falar especificamente para professores, produziu 33 episódios em suas três temporadas. Já a intenção do Nexo Políticas Públicas é chegar a pesquisadores, tomadores de decisão, estudantes e professores universitários e do ensino médio. A plataforma acadêmico-jornalística traz a produção de alguns dos principais centros de pesquisa do Brasil e do mundo em linguagem clara e formatos inovadores.

As famílias e os pais de classe C são o alvo do Lugar de Livros, programa da TV Cultura com 60 episódios em três quadros que mostram práticas de famílias e de comunidades para inspirar as pessoas a ler para as crianças. O Canal Futura, por sua vez, faz coberturas jornalísticas dos programas do Itaú Social, e o Educação 360 Internacional, realizado pelos jornais O Globo, Extra e Valor Econômico, debateu os impactos da pandemia na aprendizagem com profissionais da educação e representantes de movimentos sociais. As mensagens foram segmentadas, mas seu alcance, ampliado pela escolha estratégica de diferentes públicos, redes e canais. 

O futuro em discussão
Uma das novidades de 2020 foi o Festival Nexo Políticas Públicas. A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, mediou a mesa “Avaliação de políticas públicas: método e relevância”  

50.667
visualizações foi a média que a plataforma Nexo Políticas Públicas atingiu por mês desde 30 de junho

Nexo Políticas Públicas

A voz da desigualdade
Em três temporadas, o podcast enalteceu os educadores que fizeram história, mostrou os desafios dos professores em sala e expôs, com a pandemia, o abismo social e o educacional já existentes no país

106 mil
plays tiveram os 33 episódios do podcast 

Podcast: Folha na Sala

Inspiração e experiências
A sexta edição da iniciativa dos jornais O Globo, Valor Econômico e Extra reuniu em um webinário 25 palestrantes do Brasil e do mundo com vivências e experiências positivas na área da educação 

94%
de aprovação das pessoas que participaram

Educação 360

Leitura para a primeira infância
Com 60 módulos de cinco minutos cada um, exibidos ao longo de três meses na TV Cultura, a série Lugar de Livros sensibiliza as famílias de baixa renda para a importância da leitura na primeira infância

900 mil
domicílios foram impactados pelo programa em 2020

Lugar de Livros

Sinergia na missão
O Canal Futura difundiu todos os projetos do Itaú Social em 2020, em sua maioria voltados para o ensino na pandemia: de materiais de apoio para o isolamento até o planejamento da retomada das aulas presenciais

800
exibições do Canal Futura em 2020 foram sobre iniciativas do Itaú Social 

Recortes do Brasil

Ficha técnica

Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren.

Relatório 2020 - Itaú Social