Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Combate ao trabalho infantil: iniciativas oferecem oportunidades para crianças e suas famílias

Programas IR Cidadão e Comunidade, Presente! apoiam projetos e organizações sociais que combatem o trabalho infantil


Instituído em 2002 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil é celebrado em 12 de junho e chama atenção para o problema. Apesar dessa sensibilização, dados de 2019 da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontavam 1,76 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil. 

Moradores da chamada Rua do Lixo, localizada em Arcoverde (PE), ao lado de um aterro sanitário, contavam com a participação das crianças para ajudar a encontrar o sustento entre os resíduos descartados ali. A partir da intervenção da Fundação Terra, por meio da Escolinha Ping Pong, crianças, adolescentes e adultos não alfabetizados tiveram oportunidade de trilhar novos caminhos. 

Ações e campanhas de combate ao trabalho infantil foram muito prejudicadas com a crise sanitária e econômica causada pela chegada da Covid-19. Estudo do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) a partir de dados coletados em São Paulo, mostrou que nos quatro primeiros meses da pandemia (abril a julho de 2020) houve um crescimento de 26% no número de crianças em situação de trabalho infantil.

Ações do Itaú Social no contexto da Covid-19

Apoiada pelo programa Comunidade, Presente!, do Itaú Social, ação da Fundação Terra possibilitou beneficiar 490 famílias com a distribuição de kits com itens essenciais de consumo, como alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha, contribuindo para mitigar o impacto da pandemia aos moradores de Arcoverde. 

Conheça os selecionados pelo Comunidade, Presente! 2021 (1º Semestre e 2º Semestre)

“Por meio desses projetos e programas é possível transformar a realidade das pessoas, além de promover espaços de reflexão e mudança que podem gerar o empoderamento das famílias”, conta a assistente social que atua no setor de Promoção Social da organização, Christiane Casal.

Outro projeto que também se dedica ao combate à situações de trabalho infantil é o “Infância sem Trabalho”, em Bacabal (MA). Selecionada no Edital FIA de 2021, a iniciativa recebeu apoio do programa IR Cidadão, também do Itaú Social, e realiza oficinas educativas e culturais para crianças e adolescentes.

Confira os selecionados pelo Edital FIA 2021

“A pandemia intensificou as vulnerabilidades sociais, como o crescimento do desemprego e, consequentemente, a falta de alimentos nas mesas das famílias. Essas consequências atingiram crianças e, principalmente, adolescentes, pois muitos estão hoje na condição de provedor em suas casas”, conta a coordenadora do projeto, Célia Santos.

Além das atividades lúdicas, os familiares são orientados sobre os riscos do trabalho infantil para seus filhos e recebem apoio para acessar os benefícios sociais, como auxílio-moradia, auxílio-gás e alimentação.

Edital FIA
O Edital Fundos da Infância e da Adolescência 2022 está com inscrições abertas até o dia 29 de julho. A indicação e o cadastro dos projetos devem ser realizados apenas pelos CMDCAs (Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente), responsáveis pela gestão dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e que estejam com o fundo ativo em seu município. As propostas poderão receber até R$ 250 mil.