Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social e IEA-USP lançam Cátedra de Educação Básica com foco na formação docente

Parceria visa contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas

O Itaú Social e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) lançaram a Cátedra de Educação Básica, no dia 21 de fevereiro. O objetivo é contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas de educação básica. O convênio terá duração inicial de cinco anos, com aporte de R$ 5 milhões para as atividades do período.

Para a proposição da Cátedra, o Grupo de Estudos sobre Educação do IEA-USP, que atua de forma interdisciplinar, mapeou as questões mais relevantes no cenário da crise educacional do país. Ao longo de um ano, foram realizados cinco seminários reunindo pesquisadores, educadores e gestores públicos para analisar a situação dos professores, a qualidade da educação, o uso das tecnologias em sala de aula, o papel dos documentos oficiais e experiências inovadoras no ensino básico. O trabalho originou a publicação “Diagnósticos e propostas para a Educação Básica”, que destaca os desafios reais para que ações significativas possam prosperar (vídeo abaixo).

Representantes do Itaú Social junto a membros da Cátedra de Educação Básica e convidados, na cerimônia de lançamento. Crédito: Cecília Bastos/USP Imagens

Coordenada pelo professor Nílson José Machado, da Faculdade de Educação da USP, a cátedra atuará em dois eixos. O primeiro será curadoria e apoio a pesquisas, que pretende ampliar estudos sobre experiências educacionais relevantes nos estados e municípios. O segundo eixo é voltado à disseminação e debates do conhecimento produzido por meio de seminários e oficinas, produções audiovisuais de caráter formativo, e espaços de consulta e engajamento com as escolas.

No primeiro ano da Cátedra, o foco é formar os professores da rede pública para que atuem como multiplicadores. Já estão previstos três seminários temáticos, que serão realizados na cidade de São Paulo:

  • dia 16 de março: Professor: profissionalismo e competência
  • dia 13 de abril: Ação do professor: planejamento e avaliação
  • dia 18 de maio: Formação do professor: experiências inovadoras

O Conselho Executivo da Cátedra é formado por representantes do Itaú Social e do IEA-USP, enquanto o Conselho Consultivo reúne professores da rede pública e profissionais atuantes em organizações do terceiro setor, entre outros, a fim de manter a proximidade da iniciativa com as reais demandas da educação básica.

O lançamento da Cátedra foi destaque em matéria do jornal Folha de S. Paulo. Assista ao vídeo produzido pela TV USP sobre a publicação que contribuiu para a criação da Cátedra:

As próximas novidades serão divulgadas nas redes sociais e no site do Itaú Social, e também na página da Cátedra:

Site: itausocial.org.br
Facebook: /itausocial
Instagram: @itausocial