Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Seminário 3 – Formação do Professor: Experiências Inovadoras

Confira as gravações completas das apresentações e vídeos resumidos do encontro da Cátedra de Educação Básica

 

O terceiro seminário da Cátedra de Educação Básica, chamado de “Formação do Professor: Experiências Inovadoras”, ocorreu em 18 de maio de 2019.Debateu-se as questões fundamentais da formação do professor da educação básica, a experiência da formação integrada e a visão transdisciplinar da formação por área. Trouxe ainda um panorama dos projetos de pesquisa relativos aos anos finais do Ensino Fundamental. O seminário é um dos três encontros do ciclo Ação e Formação do Professor

Lançada pelo Itaú Social e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), a Cátedra de Educação Básica tem como objetivo de contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas de educação básica.

 

Gravação completa do seminário “Formação do Professor: Experiências Inovadoras

Parte 1 | Parte 2

 

Vídeos resumidos das apresentações

“Panorama de Projetos Relativos aos Anos Finais do Ensino Fundamental”, por Gisela Tartuce

Resumo: Em uma ponta, a dificuldade de incluir crianças na Educação Infantil e garantir que sejam alfabetizadas logo no início do Ensino Fundamental. Na outra, a dificuldade de reter na escola adolescentes que não veem sentido no que aprendem no Ensino Médio. Preso entre esses dois pontos, está o quase sempre esquecido Ensino Fundamental 2. “São como filhos do meio”, definiu uma ex-servidora do Ministério da Educação (MEC) durante uma pesquisa que foi apresentada por Gisela Tartuce.

 

“Formação Integrada: A experiência da USP/São Carlos”, por Yvonne Mascarenhas

Como articular o conhecimento científico, a formação de professores e a Educação Básica? Na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, onde há um campus da USP e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), há diversas iniciativas que buscam tecer a relação entre esses três. A apresentação de um panorama dessas ações guiou a palestra dada pela professora Yvonne Mascarenhas.

 

“Formação por Área: Uma Visão Transdisciplinar”, por Nilson José Machado e Luís Carlos de Menezes

Para promover a Educação Integral é preciso superar a fragmentação do conhecimento nas escolas e na formação dos professores. Essa foi a principal mensagem da palestra “Formação por Área: Uma Visão Transdisciplinar” ministrada pelos professores Nilson José Machado e Luís Carlos de Menezes.

 

“Formação do Professor da Educação Básica: Um panorama das questões fundamentais”, por Bernardete Gatti

 Mesmo nas melhores universidades públicas, a formação dos professores na graduação é insuficiente. Essa é a conclusão da professora Bernardete Gatti durante sua carreira pesquisando sobre o tema.