Estudantes recém-formados em jornalismo podem participar da quarta edição do edital de Jornalismo de Educação, promovido pelo Itaú Social e Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). Para participar, os interessados devem inscrever seus TCC’s (trabalho de conclusão de curso), que tenham como tema a educação, até o dia 24 de fevereiro.
Serão aceitos TCC’s individuais ou coletivos, com a possibilidade de estar em formatos de produtos comunicacionais – reportagem, vídeo, podcast, documentário, livro-reportagem, programa de rádio, entre outros – ou monografia. Os trabalhos devem ter sido finalizados entre os anos de 2020 a 2022.
ℹ️Veja os resultados da 1ª, 2ª e 3ª edição do edital.
Os trabalhos devem apresentar temas relevantes da educação pública brasileira ou terem relação direta com o jornalismo de educação. A comissão de avaliação é coordenada por Denise Chiarato e composta pelos jornalistas Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier.
Bolsa para jornalistas
A 4ª edição do edital Jornalismo de Educação começou em 2022, com a categoria “Jornalista”, oferecendo bolsas para a produção de grandes reportagens ou uma série de matérias sobre educação. Na ocasião, as pautas selecionadas envolviam games, relação da escola com o meio ambiente, acesso do estudante indígena ao ensino superior, cultura de rua e os desafios da educação para adultos e alunos do campo.
Edital Jeduca
O objetivo da divisão de categorias entre estudantes e jornalistas é fazer com que o cronograma do edital acompanhe o calendário escolar e que mais pautas de educação, feitas com recursos da iniciativa, sejam publicadas ao longo do ano.
4º edital Jornalismo de Educação
Inscrições: disponíveis até o dia 24 de fevereiro
Seleção: três TCC’s serão selecionados
Cadastro: site do Jeduca