Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Edital Jeduca seleciona seis projetos de reportagens sobre educação pública

Pautas poderão ser publicadas em veículos impressos, portais, sites, emissoras de rádio e TV ou plataformas de podcast. Inscrições irão até o dia 30 de junho


Até às 18 horas do dia 30 de junho, jornalistas poderão inscrever projetos de reportagens para a quarta edição do Edital Jornalismo de Educação, iniciativa do Itaú Social e da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). O cadastro deve ser feito na plataforma de editais. Serão selecionadas seis bolsas de R$ 8 mil para pautas sobre a educação pública brasileira.

Conheça os selecionados da terceira edição do Jeduca

Além do valor da bolsa, os jornalistas também receberão apoio de uma comissão técnica no processo de apuração. Este suporte inclui, por exemplo, diálogos sobre fontes de dados, possíveis entrevistados e demais aspectos relacionados à produção do material jornalístico. Os repórteres e os veículos terão autonomia na construção da reportagem.

O edital receberá inscrições de pautas que poderão ser veiculadas em todas as mídias (impresso, portal, site, emissoras de rádio e TV ou plataformas de podcast). 

As reportagens selecionadas poderão ter até dois profissionais para a mesma pauta. No entanto, apenas um deles será responsável por centralizar o recebimento de recursos e o envio dos relatórios periódicos para a comissão do edital.

O anúncio ocorrerá até o dia 16 de agosto, e as reportagens deverão ser publicadas até o dia 30 de novembro deste ano.

Inscrição
No momento da inscrição, o interessado deverá apresentar um projeto de pauta, roteiro de apuração e indicação do veículo com carta de anuência do editor sinalizando o interesse na publicação do material final. Jornalistas freelancers precisam indicar o veículo e obter esta carta de intenções referente à publicação.

Edital Jeduca
A partir desta edição, o Edital Jeduca contará com duas edições anuais, sendo no primeiro semestre a premiação na categoria “Jornalista”, e no segundo semestre contará também com a seleção de projetos na categoria “Estudante”. A proposta desta divisão é que a escolha e execução das bolsas acompanhe o calendário escolar e que mais pautas de educação feitas com os recursos do edital sejam publicadas ao longo do ano.

4º Edital Jeduca
Período de inscrição: até 30 de junho, às 18 horas (horário de Brasília)
Cadastro de propostas: devem ser feitas por jornalistas com carta de anuência do veículo de imprensa
Inscrição: plataforma de editais do Itaú Social, no link itausocial.org.br/editais/
Resultado: 16 de agosto de 2022

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.