Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Conheça os seis projetos de reportagens selecionados pela 4ª edição do Edital Jornalismo de Educação

A publicação das reportagens deve ocorrer até o dia 30 de novembro deste ano. Jornalistas receberão apoio técnico e financeiro para execução das pautas


Games educacionais, relação da escola com o meio ambiente, acesso do estudante indígena ao ensino superior, cultura de rua e os desafios da educação para adulto e para alunos do campo são as pautas dos projetos de reportagens selecionados pela 4ª edição do Edital Jornalismo de Educação, iniciativa do Itaú Social e da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).

As reportagens serão produzidas por nove jornalistas e publicadas em veículos de diferentes estados. Para realização das pautas, os profissionais receberão uma bolsa de R$ 8 mil, além de apoio de uma comissão técnica no processo de apuração. Este suporte inclui diálogos sobre fontes de dados, possíveis entrevistas, entre outros. Os repórteres e os veículos terão autonomia na construção das matérias.

Conheça os selecionados da terceira edição do Jeduca

Para a jornalista e integrante do comitê de seleção, Denise Chiarato, o conjunto das pautas vencedoras representa uma “grata surpresa”. “As pautas são diversificadas e foram apresentadas por jornalistas de várias regiões, que se propõem a mostrar realidades muitas vezes desconhecidas para o restante do país”, comenta.

Além de Denise, o comitê é composto pelos profissionais de comunicação Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier. Eles avaliaram 56 pautas apresentadas por 68 jornalistas de 17 estados.

Confira as reportagens selecionadas:

Pauta: Cultura de rua e educação na Baixada Fluminense
Jornalista:
Fábio Leon
Município: Nova Iguaçu (RJ)
Veículo: Rio On Watch


Pauta: Desafios da EJA [Ensino Jovem e Adulto)
Jornalistas:
Marina Lopes e Ana Luísa D’Maschio
Município:
São Paulo (SP)
Veículo: Porvir 


Pauta: Educação e meio ambiente em Maceió
Jornalistas:
Jean Albuquerque e Géssika Costa
Município: Maceió (AL)
Veículo: Olhos Jornalismo


Pauta: Educação no campo em Santarém
Jornalistas:
Daniela Pantoja e Liege Costa
Município:
Santarém (PA)
Veículo: Rede de Notícias da Amazônia


Pautas: Games educacionais e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais )
Jornalista:
Renata Aquino
Município:
Fortaleza (CE)
Veículo: Showmetech


Pauta: Indígenas e ensino superior no Mato Grosso do Sul
Jornalista:
Carla Gavilan
Município:
Campo Grande (MS)
Veículo: Primeira Página – Grupo TV Morena

Edital
Em 2022, o Edital Jornalismo de Educação contará com duas edições anuais, sendo no primeiro semestre a seleção na categoria “Jornalista”, e no segundo semestre com a escolha de projetos na categoria “Estudante”. A proposta desta divisão é que o cronograma acompanhe o calendário escolar e que mais pautas de educação feitas com os recursos do edital sejam publicadas ao longo do ano.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.