Iniciativa da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e do Itaú Social, a 3ª edição do Edital de Jornalismo de Educação apresenta os três projetos jornalísticos selecionados entre estudantes do ensino superior. As obras são um livro, uma monografia e uma reportagem sobre os temas, respectivamente, EJA (Ensino Jovem e Adulto), a relevância da pauta da educação em veículos de comunicação e estudantes quilombolas.
Os materiais foram produzidos em 2021 e estão disponíveis gratuitamente para o leitor (links abaixo). Conheça os projetos:
Mulheres fora de série – A alfabetização e o retorno à escola depois dos 40: projeto de livro reportagem da estudante Gabriela Alves Santos Rocha, da Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), de São Paulo. O trabalho conta histórias de cinco mulheres que buscam superar as dificuldades para retornar à escola. Confira o livro.
A Baixada Fluminense e o mito da meritocracia: Análise do discurso jornalístico do periódico Extra sobre a educação periférica: uma monografia desenvolvida pelo estudante Marcos Vinícius Aragão Furtado, apresentada no Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais). O estudo faz uma análise de cinco anos do jornal Extra (RJ) e chega à conclusão de que as coberturas jornalísticas não se aprofundam nos problemas educacionais do município. Veja a monografia.
Mulheres quilombolas em busca de educação superior no Pará: Luta por direitos e a vivência de jovens negras da UFPA (Universidade Federal do Pará): é o tema da reportagem da estudante Daisy Feio da Cunha. A matéria apresenta as dificuldades no ingresso e na permanência de jovens mulheres quilombolas na UFPA. Acesse a reportagem.
Categoria Jornalistas
Além dos estudantes, a 3ª edição do edital contou com a participação de 81 jornalistas de 19 municípios. Para esta categoria foram selecionados oito projetos de reportagem, sendo que cada uma recebeu uma bolsa de R$ 8 mil. Ao todo, 13 repórteres foram premiados. Confira os selecionados.
O Edital
Desenvolvido a partir da parceria entre o Itaú Social com a Associação de Jornalistas de Educação, o edital tem o objetivo de fomentar a produção de material jornalístico de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira.
A terceira edição da premiação teve duas categorias, sendo uma “Jornalista”, que seleciona propostas de reportagens de veículos de comunicação; e outra “Estudante”, que premia os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) em formato jornalístico ou monografias defendidas na área de comunicação.