Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Conheça os três projetos dos estudantes premiados pelo 3º Edital Jornalismo de Educação

Trabalhos selecionados abordam temáticas sobre mulheres que retornam ao estudo na vida adulta, a relevância da cobertura jornalística sobre educação, e os desafios dos estudantes quilombolas


Iniciativa da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e do Itaú Social, a 3ª edição do Edital de Jornalismo de Educação apresenta os três projetos jornalísticos selecionados entre estudantes do ensino superior. As obras são um livro, uma monografia e uma reportagem sobre os temas, respectivamente, EJA (Ensino Jovem e Adulto), a relevância da pauta da educação em veículos de comunicação e estudantes quilombolas. 

Os materiais foram produzidos em 2021 e estão disponíveis gratuitamente para o leitor (links abaixo). Conheça os projetos:

Mulheres fora de série – A alfabetização e o retorno à escola depois dos 40: projeto de livro reportagem da estudante Gabriela Alves Santos Rocha, da Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), de São Paulo. O trabalho conta histórias de cinco mulheres que buscam superar as dificuldades para retornar à escola. Confira o livro. 

A Baixada Fluminense e o mito da meritocracia: Análise do discurso jornalístico do periódico Extra sobre a educação periférica: uma monografia desenvolvida pelo estudante Marcos Vinícius Aragão Furtado, apresentada no Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais). O estudo faz uma análise de cinco anos do jornal Extra (RJ) e chega à conclusão de que as coberturas jornalísticas não se aprofundam nos problemas educacionais do município. Veja a monografia.

Mulheres quilombolas em busca de educação superior no Pará: Luta por direitos e a vivência de jovens negras da UFPA (Universidade Federal do Pará): é o tema da reportagem da estudante Daisy Feio da Cunha. A matéria apresenta as dificuldades no ingresso e na permanência de jovens mulheres quilombolas na UFPA. Acesse a reportagem.

Categoria Jornalistas
Além dos estudantes, a 3ª edição do edital contou com a participação de 81 jornalistas de 19 municípios. Para esta categoria foram selecionados oito projetos de reportagem, sendo que cada uma recebeu uma bolsa de R$ 8 mil. Ao todo, 13 repórteres foram premiados. Confira os selecionados.

O Edital
Desenvolvido a partir da parceria entre o Itaú Social com a Associação de Jornalistas de Educação, o edital tem o objetivo de fomentar a produção de material jornalístico de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira. 

A terceira edição da premiação teve duas categorias, sendo uma  “Jornalista”, que seleciona propostas de reportagens de veículos de comunicação; e outra “Estudante”, que premia os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) em formato jornalístico ou monografias defendidas na área de comunicação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.