Organizações com olhar estratégico
Com 25 anos de experiência reconhecendo projetos de educação integral, o Prêmio Itaú-UNICEF dá origem ao Programa Itaú Social UNICEF, que proporciona formação e fomento a organizações da sociedade civil

O ano de 2020 marca a transformação do Prêmio Itaú-UNICEF no Programa Itaú Social UNICEF, que visa apoiar organizações da sociedade civil (OSCs) no aprimoramento de suas práticas e na ampliação de resultados de qualidade, por meio de formação, fomento financeiro e acompanhamento técnico. Iniciativa do Itaú Social e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com coordenação técnica do Cenpec Educação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Lançado em julho de 2020, o programa teve mais de 1.800 inscrições e um alto grau de adesão, com 739 organizações participando de formações no segundo semestre. A participação de representantes das OSCs nas atividades on-line chegou a 3.777 pessoas. Nessas atividades são realizados diagnósticos, mapeamento das necessidades e potencialidades do território e elaboração de plano de intervenção. Sua primeira edição prevê investimento de R$ 4 milhões, com fomento de até R$ 100 mil para cada uma das 40 organizações selecionadas entre aquelas que cumprirem todas as etapas, além de apoio técnico para implementação do plano. Um importante critério para a seleção é o grau de vulnerabilidade socioeconômica e educacional dos municípios em que as OSCs atuam.
Em números
instituições apoiadas
municípios
crianças, adolescentes e jovens beneficiados
participantes em ações formativas
Canal Futura
Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social)
Todos pela Educação
Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)
UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância)