Ir para o conteúdo Ir para o menu

Linha de atuação

Formação para quem quer aprender

Melhoria da Educação

Que fatores estão associados ao sucesso de uma rede de ensino ao promover a aprendizagem dos estudantes? A resposta a essa pergunta passa por muitas nuances, mas alguns elementos são recorrentes no que diz respeito à atuação da escola: um currículo viável e incorporado por professores; formação docente em serviço, com colaboração entre pares; uma liderança escolar eficaz; equipe escolar com altas expectativas, com metas concretas/viáveis e mecanismos internos de acompanhamento; envolvimento das famílias, estudantes e comunidade; ambiente escolar propício ao aprendizado. Para que toda escola seja capaz de avançar nessas frentes, a atuação sistêmica da rede de ensino é crucial.

  • Para que o atendimento escolar proporcione uma aprendizagem equitativa, é preciso que se considerem diferentes fatores relacionados ao funcionamento das secretarias de educação.

 

O contexto

O direito à educação ainda não se encontra plenamente concretizado para grande parte da população. São muitas as crianças, adolescentes e jovens sem a oportunidade de uma aprendizagem de qualidade, relevante e equitativa. Dados divulgados pelo pela PNAD/IBGE apontam que, apesar de termos 94,2% de cobertura do atendimento escolar para crianças de 4 a 17 anos, 2,5 milhões de crianças e jovens estão fora da escola. No que diz respeito à leitura e à matemática, menos da metade dos alunos atingem níveis de proficiência considerados adequados ao fim do 3º ano do ensino fundamental (45,3% em leitura e 45,5% em matemática), sendo que os piores resultados ficam nas redes municipais.

  • As razões para que o direito a educação não seja plenamente vivenciado são complexas e possuem raízes históricas, sociais, econômicas e culturais. Apesar disso, é possível e urgente seu enfrentamento. Nesse sentido, a melhoria da educação pública é uma prioridade. E seu ponto de partida é o fortalecimento das secretarias de educação.

 

Finalidade

O programa Melhoria da Educação proporciona formação continuada para gestores educacionais. As formações abordam tanto o eixo da gestão pedagógica quanto o da gestão administrativo-financeira. Dessa forma, os profissionais se preparam de maneira ampla para desempenhar suas funções. Os princípios do programa são:

  • aliar teoria e prática;
  • partir “da” e valorizar a experiência do território;
  • ressaltar o protagonismo das equipes das secretarias de educação na realização dos trabalhos;
  • promover colaboração e troca de experiências inter e intra territórios;
  • articular parcerias valorizando diferentes conhecimentos;
  • promover a redução das desigualdades na aprendizagem.

 

Parceiros

  • Comunidade Educativa CEDAC;
  • Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds);
  • Oficina Municipal.