A Cátedra de Educação Básica, parceria entre o Itaú Social e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realiza a último seminário do Ciclo Ação e Formação do Professor neste sábado, 18 de maio, das 9 às 18 horas.
Acompanhe a transmissão ao vivo, no dia do evento, neste link. As inscrições presenciais já foram encerradas.
A programação é voltada a professores, equipes pedagógicas e dirigentes escolares, com interesse no debate sobre profissionalismo, competência, planejamento, avaliação e experiências inovadoras na educação. Confira a programação completa do evento, composta por quatro mesas:
8h20 às 9h: Coffe-Break
9h às 9h20: Abertura
9h20 às 10h: Palestra A – Formação do Professor da Educação Básica: Um panorama das questões fundamentais – Bernardete A. Gatti (USP)
A partir da exposição e análise de algumas experiências inovadoras, serão abordados aspectos que se destacam na motivação e desenvolvimento de formações diferenciadas bem-sucedidas. Uma reflexão sobre questões fundamentais nas formações correntes será proposta.
10h às 10h40: Palestra B – Formação Integrada: A experiência da USP/São Carlos – Yvonne Mascarenhas (IFSC e IEASC/USP)
Serão apresentadas atividades de apoio educacional realizadas no Campus da USP de São Carlos, envolvendo o IFSC, o IQSC, a Prefeitura do Campus e o Polo de São Carlos do IEA. O objetivo comum é a busca da melhoria das condições de ensino e aprendizagem por meio do contato direto com escolas públicas.
10h40 às 12h: Debate
12h às 14h10: Almoço
14h às 14h40: Palestra C – Formação por Área: Uma visão transdisciplinar – Luís Carlos de Menezes (IFe IEA/USP) / Nílson José Machado (FE e IEA/USP)
As áreas do conhecimento como instrumento de combate à fragmentação disciplinar. Estruturação das áreas: ideias fundamentais e centros de interesse. Formação do professor por área: análise de uma experiência concreta.
14h40 às 15h20: Palestra D – Fundação Itaú: Panorama de Projetos relativos aos Anos Finais do Ensino Fundamental – Gisela Tartuce e Patricia Albieri (Fundação Carlos Chagas)
O conhecimento das especificidades dos anos finais do ensino fundamental envolve o mapeamento, o investimento e o fomento de práticas inovadoras e propostas para práticas pedagógicas para trabalho com a adolescência com foco na equidade.
15h20 às 15h40: Coffe-Break
15h40 às 17h: Debate
17h às 17h20: Síntese/Encerramento
A Cátedra de Educação Básica busca contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas de educação básica. Para acompanhar as novidades, acesse as redes sociais e site do Itaú Social, e a página oficial da Cátedra:
Facebook: /itausocial
Instagram: @itausocial