O Itaú Social divulgará em dezembro as propostas selecionadas no Edital FIA (Edital Fundos da Infância e da Adolescência), se antecipando ao cronograma inicial. O investimento será destinado às propostas que contribuam para a garantia de direitos deste público, inscritas pelos CMDCAs (Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente).
As propostas abordam diferentes linhas de atuação:
- atendimento e acolhimento direto para crianças e adolescentes;
- elaboração de diagnóstico, monitoramento e avaliação de políticas públicas;
- capacitação e formação profissional;
- campanhas educativas;
- mobilização social e articulação para a defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Uma das iniciativas apoiadas por meio do Edital FIA em 2019 é o projeto Juventude Vitalina, realizado em Caruaru, município localizado no agreste de Pernambuco, monitorado pelo Comdica (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes). Na iniciativa, que tem por objetivo salvaguardar o protagonismo dos jovens, são realizados encontros sobre saúde mental, racismo, planejamento familiar e políticas públicas.
Conheça o trabalho do Comdica de Caruaru
Já no sertão da Paraíba, na cidade de Poço José de Moura, a ACPS (Associação Cultural Pisada do Sertão) incentiva a juventude a valorizar seus potenciais, em uma zona de vulnerabilidade, onde a estiagem não permite o abastecimento regular de água. Com o apoio do Itaú Social, também a partir do Edital FIA 2019, são desenvolvidos projetos de arte, cultura, empreendedorismo, educação e educomunicação.
Os valores disponibilizados para o Edital são provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. Em outra frente, o Itaú Social estimula os colaboradores do Itaú a realizarem a destinação de até 6% de seu imposto de renda devido aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIAs).