Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Curso lançado no Polo abre diálogo sobre literatura de autoria indígena

Formação é resultado da série encontros com autores negros e indígenas que revelam experiências e costumes dos povos originários brasileiros


Proporcionar espaço de aprendizado, troca e reflexão sobre literatura indígena é o objetivo do curso Jenipapos – Literatura de Autoria Indígena. Desenvolvido pelo Itaú Social, em parceria com a MINA – Comunicação e Arte, a formação está disponível gratuitamente no ambiente de formação Polo.

O conteúdo é destinado a gestores escolares, equipe pedagógica de organizações da sociedade civil e docentes. A proposta é aproximar a temática da literatura de autoria indígena, com seus pontos e contrapontos históricos e atuais, a partir da contribuição dos povos originários.

O curso é resultado do encontro Jenipapos, realizado no ano passado, e que contou com a participação da escritora Conceição Evaristo, e dos autores indígenas Ailton Krenak,  Daniel Munduruku, Dona Liça Pataxoop, Dona Vanda Pajé, Eliane Potiguara e Julie Dorrico.

Neste ano foi realizada a segunda edição da série que levou o nome “Jenipapos: Redes de Saberes”. A atividade contou com três encontros virtuais, ocorridos entre outubro e novembro e teve novamente a participação dos escritores Daniel Munduruku e Dona Liça Pataxoop, além de Yaguarê Yamã, autor do livro “Os olhos do jaguar”, obra selecionada para o programa Leia para uma Criança 2021

A duração do curso é de seis horas e o público que concluí-lo receberá um certificado no final da formação. 

O Polo
O objetivo do Polo, ambiente de formação do Itaú Social, é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Suas formações são de curta duração, gratuitas e certificadas.