Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Especiais | Confira conteúdos de pesquisas e eventos do Itaú Social


Clique nos títulos para acessar conteúdos sistematizados de pesquisas e eventos do Itaú Social:

 

Ciclo de Seminários “Ação e Formação do Professor” – Cátedra de Educação Básica (2019)

Promovido pela Cátedra de Educação Básica, iniciativa do Itaú Social e do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo), o ciclo de três seminários debateu as questões fundamentais da formação do professor, planejamento e avaliação das ações docentes e a ideia de profissionalismo e competência, no primeiro semestre de 2019.

 

Pesquisa Nacional sobre Organizações de Juventudes Negras (2019)

Com destaque crescente, organizações das juventudes negras enfrentam momento crucial de renovação. Realizado pelo Itaú Social e pelo Observatório de Favelas, o mapeamento inédito revela o protagonismo das entidades, os desafios para sua sustentabilidade e a atuação marcante dos jovens para os jovens.

 

14º Seminário Internacional de Avaliação (2018)

O seminário contou com a presença do pesquisador norte-americano Michael Patton, um dos responsáveis por alçar a avaliação ao status de campo disciplinar e profissional, por meio de sua teoria da Avaliação Focada no Uso (Utilization-Focused Evaluation).

 

Ciclo de Debates em Gestão Educacional (2018)

O evento discutiu a formação inicial e continuada de professores, sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Especialistas nacionais e internacionais debateram iniciativas que podem inspirar a implementação da BNCC no Brasil. O encontro foi organizado pelo Itaú Social, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

 

Seminário Mentalidades Matemáticas (2018)

O seminário debateu propostas para o ensino da matemática de forma mais aberta, criativa e visual, com base na metodologia de Mentalidades Matemáticas. O conceito foi desenvolvido pela pesquisadora norte-americana Jo Boaler, que participou do evento, organizado pelo Itaú Social em parceria com o Instituto Sidarta e a Fundação Lemann.