Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia Internacional dos Direitos Humanos conclui semana de Ação Voluntária Global 2021

Mobilização organizada pelo Itaú Social promoveu ações voluntárias com foco no incentivo à leitura com as crianças


O Dia Internacional dos Direitos Humanos é uma homenagem à Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 10 de dezembro de 1948. O documento foi formulado para marcar o combate à situações extremas como às que ocorreram durante a  2ª Guerra Mundial e chamar a sociedade à reflexão. Ele reúne todos os aspectos civis, econômicos, sociais e culturais fundamentais e os transformam em direitos.

A data também marca o encerramento da semana de Ação Voluntária Global 2021, uma mobilização organizada pelo Itaú Social que ocorreu em oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Portugal, Reino Unido e Uruguai) com dezenas de ações voluntárias com o foco no estímulo à leitura na primeira infância. A programação se estende no sábado e domingo, 11 e 12 de dezembro, para atingir um público maior de crianças.

A programação da Ação Voluntária Global é organizada pelos 42 comitês Mobiliza Itaú, formados pelos colaboradores do banco, espalhados por 24 estados do Brasil. Eles atuam ao longo do ano promovendo ações voluntárias e apoiando OSC (organizações da sociedade civil), escolas e creches.

De janeiro a agosto de 2021 os comitês realizaram 134 ações voluntárias, grande parte delas foram arrecadações e doações de itens básicos de higiene e de alimentos, correspondendo a 70% das atividades realizadas, em resposta aos desafios da pandemia de Covid-19. Durante este período foram apoiadas mais de 21 mil pessoas e mobilizados 318 voluntários.

Comitês Mobiliza Itaú beneficiaram 33,5 mil famílias em 2020

Live de voluntariado
A ação voluntária será tema da live “Papo sobre Voluntariado” que será transmitida no dia 13 de dezembro, às 17 horas, pelo instagram do Itaú Social. O debate conta com a participação da coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo, e da diretora de Projetos e de Comunicação no Instituto de Políticas Relacionais, Vanessa Labigalini.

Voluntariado na Educação
A pesquisa Voluntariado na Educação aponta que 28% dos brasileiros concordam que é preciso ter uma formação específica para ser voluntário, o índice sobe para 46% entre as pessoas menos escolarizadas. Em relação ao voluntariado na educação, apenas 18% dos entrevistados se consideram informados sobre a possibilidade de atuar nessa área.

Como forma de apoiar esse público, no começo deste mês o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, lançou o Voluntariado na Educação. Com duração de quatro horas, o curso é destinado para gestores e equipes administrativa e pedagógica de OSC. Seu conteúdo aborda sobre o conceito de educação integral, os desafios da educação no Brasil e a importância de ações voluntárias ligadas à educação.

Ele se soma ao curso “Voluntariado e Sociedade: conhecer para transformar” que já estava disponível na plataforma. Com isso, o Polo passa a ter dois cursos gratuitos e certificados que oferecem oportunidades e formas de ação voluntária.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.