Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Dia Internacional dos Direitos Humanos conclui semana de Ação Voluntária Global 2021

Mobilização organizada pelo Itaú Social promoveu ações voluntárias com foco no incentivo à leitura com as crianças


O Dia Internacional dos Direitos Humanos é uma homenagem à Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 10 de dezembro de 1948. O documento foi formulado para marcar o combate à situações extremas como às que ocorreram durante a  2ª Guerra Mundial e chamar a sociedade à reflexão. Ele reúne todos os aspectos civis, econômicos, sociais e culturais fundamentais e os transformam em direitos.

A data também marca o encerramento da semana de Ação Voluntária Global 2021, uma mobilização organizada pelo Itaú Social que ocorreu em oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Portugal, Reino Unido e Uruguai) com dezenas de ações voluntárias com o foco no estímulo à leitura na primeira infância. A programação se estende no sábado e domingo, 11 e 12 de dezembro, para atingir um público maior de crianças.

A programação da Ação Voluntária Global é organizada pelos 42 comitês Mobiliza Itaú, formados pelos colaboradores do banco, espalhados por 24 estados do Brasil. Eles atuam ao longo do ano promovendo ações voluntárias e apoiando OSC (organizações da sociedade civil), escolas e creches.

De janeiro a agosto de 2021 os comitês realizaram 134 ações voluntárias, grande parte delas foram arrecadações e doações de itens básicos de higiene e de alimentos, correspondendo a 70% das atividades realizadas, em resposta aos desafios da pandemia de Covid-19. Durante este período foram apoiadas mais de 21 mil pessoas e mobilizados 318 voluntários.

Comitês Mobiliza Itaú beneficiaram 33,5 mil famílias em 2020

Live de voluntariado
A ação voluntária será tema da live “Papo sobre Voluntariado” que será transmitida no dia 13 de dezembro, às 17 horas, pelo instagram do Itaú Social. O debate conta com a participação da coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo, e da diretora de Projetos e de Comunicação no Instituto de Políticas Relacionais, Vanessa Labigalini.

Voluntariado na Educação
A pesquisa Voluntariado na Educação aponta que 28% dos brasileiros concordam que é preciso ter uma formação específica para ser voluntário, o índice sobe para 46% entre as pessoas menos escolarizadas. Em relação ao voluntariado na educação, apenas 18% dos entrevistados se consideram informados sobre a possibilidade de atuar nessa área.

Como forma de apoiar esse público, no começo deste mês o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, lançou o Voluntariado na Educação. Com duração de quatro horas, o curso é destinado para gestores e equipes administrativa e pedagógica de OSC. Seu conteúdo aborda sobre o conceito de educação integral, os desafios da educação no Brasil e a importância de ações voluntárias ligadas à educação.

Ele se soma ao curso “Voluntariado e Sociedade: conhecer para transformar” que já estava disponível na plataforma. Com isso, o Polo passa a ter dois cursos gratuitos e certificados que oferecem oportunidades e formas de ação voluntária.