Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Ação Voluntária Global mobiliza oito países e promove uma semana de atividades solidárias

Promovida pelo Itaú Social, a ação tem como foco o estímulo a leitura na primeira infância e irá até o dia 10 de dezembro, data que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos


Praticar o voluntariado é contribuir para que o nosso bairro, cidade, país seja um pouco melhor. É com esse olhar que o Itaú Social promove a Ação Voluntária Global, uma mobilização de práticas voluntárias que ocorre em todo o Brasil e em mais sete países: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Portugal, Reino Unido e Uruguai.

Serão sete dias de ação voluntária que ocorre na semana que celebra o Dia Internacional do Voluntariado (5/12) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). A programação se inicia no dia 3 de dezembro e é organizada pelos 42 comitês Mobiliza Itaú, formados pelos colaboradores do banco, que estão espalhados por 24 estados do Brasil.

Comitês Mobiliza Itaú beneficiaram 33,5 mil famílias em 2020

No ano passado, devido ao cenário de crise causado pela Covid-19, a Ação Voluntária Global ocorreu em formato virtual, com exceção das arrecadações e distribuições de alimentos e de produtos de higiene. Em 2021, a programação seguirá sendo híbrida, mas com maior número de atividades presenciais. 

A maioria das ações é voltada para crianças e adolescentes. A programação prevê a realização de mutirão para construção de biblioteca comunitária; organização de círculos de mediação de leitura; exibição de vídeos e filmes; realização de festas com brincadeiras; e doações de roupas, brinquedos, alimentos e livros.

Não é apenas em datas especiais que os comitês atuam. De janeiro a agosto de 2021 ocorreram 134 ações voluntárias, em grande parte arrecadações e doações de itens básicos de higiene e de alimentos, correspondendo a 70% das atividades realizadas, em resposta aos desafios da pandemia de Covid-19. Durante este período foram apoiadas mais de 21 mil pessoas e mobilizados 318 voluntários.

Conheça o programa de Voluntariado do Itaú Social

Ação voluntária empresarial
De acordo com a pesquisa do Datafolha “Voluntariado na Educação”, 61% dos funcionários participam ou já participaram de programa de trabalho voluntário organizado pela empresa em que atuam. Apesar da aceitação de trabalhadores, o estudo mostra que a realidade do voluntariado corporativo ainda não é abrangente no país.

Comitês Mobiliza Itaú
Os Comitês Mobiliza Itaú são organizados por polos administrativos ou por cidades, atuam junto às suas equipes para propagar as ações disponíveis e estimular a prática voluntária pelo país, mantendo o alinhamento institucional com as causas do Itaú Social.