Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Amplie seus conhecimentos nas férias: conheça oportunidades de formação gratuitas e on-line

Itaú Social disponibiliza cursos, palestras, e podcasts voltados a professores, gestores da educação e equipes de organizações da sociedade civil

 

As férias podem ser uma oportunidade para buscar o aperfeiçoamento profissional. No campo da educação, o Itaú Social e seus parceiros oferecem diferentes conteúdos que contribuem para a formação de professores, gestores da educação e equipes das organizações da sociedade civil. São cursos on-line, debates, palestras, videoaulas e podcasts, com acesso gratuito.

Confira seis oportunidades:

 

  1. Polo: cursos certificados e gratuitos

Ambiente de formação do Itaú Social, o Polo oferece cursos gratuitos e certificados, nas modalidades a distância e presencial. Entre os cursos mais procurados estão Avaliação e Aprendizagem, BNCC na Educação Infantil e Planejamento e Estratégia para a Gestão Escolar. São adotados recursos de ensino como vídeos, materiais didáticos e discussões em grupo. As formações são construídas junto a parceiros e especialistas de referência.

 

  1. Olimpíada de Língua Portuguesa: conteúdos para professores

Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o programa Escrevendo o Futuro oferece conteúdos aos professores de Língua Portuguesa, como cadernos de orientação, jogos virtuais e de tabuleiro, vídeos e a revista Na Ponta do Lápis, que traz informações, relatos de prática, textos de alunos, entrevistas, análises de especialistas e notícias. Aproveite e confira os vencedores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. 

 

  1. Youcubed: veja como facilitar o ensino da Matemática

A plataforma Youcubed teve seu conteúdo traduzido para o português numa parceria entre o Itaú Social e o Instituto Sidarta. Com mais de 30 milhões de acessos por mês em 140 países, sua abordagem propõe o ensino da Matemática de forma aberta, criativa e visual. Estão disponíveis atividades, jogos, ideias inspiradoras, vídeos e outros materiais, voltados para professores, pais, alunos e demais interessados.

 

  1. Cátedra de Educação Básica: confira os debates do primeiro ciclo

O conteúdo do ciclo de seminários “Ação e Formação do Professor”, promovido pela Cátedra de Educação Básica durante o primeiro semestre de 2019, está disponível em publicações e vídeos. Ao longo de três encontros, o tema central foi desdobrado em apresentações e debates com a participação de especialistas, professores, equipes pedagógicas e dirigentes escolares.

 

  1. Ciclo de Debates: assista às palestras com especialistas nacionais e internacionais

A importância das artes, dos esportes e dos jogos no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes foi tema do Ciclo de Debates em Gestão Educacional deste ano. No site do evento é possível assistir a todas as palestras. Estão disponíveis as apresentações da neurocientista Adele Diamond, da Universidade de British Columbia (Canadá); do educador e pesquisador Lino de Macedo, membro da Cátedra de Educação Básica do Itaú Social e do Instituto de Estudos Avançados da USP; e do economista e professor brasileiro Flavio Comim, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), que divulgou a metanálise “Artes e Esportes: relação com o desenvolvimento integral”.

 

  1. Folha na Sala: podcast para professores

O podcast Folha na Sala, produzido pela Folha de S. Paulo, com o apoio do Itaú Social, é voltado para professores da educação básica. Lançado em setembro, estão disponíveis 13 episódios, que mostram exemplos de iniciativas bem-sucedidas nas escolas do país, os desafios em sala de aula, como o combate às fake news e o controle da indisciplina, a opinião de alunos, entre outros assuntos. Pode ser acessado na versão digital da Folha e em aplicativos como Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify e Deezer.