Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social apoia a tradução da plataforma norte-americana de matemática Youcubed

Em parceria com Instituto Sidarta, tradução inédita visa tornar o conteúdo acessível para profissionais da educação, famílias e estudantes do Brasil

 

Nos Estados Unidos, uma cada em três escolas aprovam as iniciativas de matemática do Youcubed. Após vivenciá-las, em média os estudantes obtém 50% de melhora nos resultados dos testes. Com mais de 33 milhões de visitantes de todo o mundo, o Itaú Social e o Instituto Sidarta enxergaram o potencial da plataforma e fizeram a primeira tradução dela para outro idioma além do inglês.

O objetivo é tornar o conteúdo do Youcubed acessível para um vasto público no Brasil, como dirigentes escolares, professores, famílias e estudantes. A plataforma é baseada na abordagem de Mentalidades Matemáticas, que propõe o ensino da disciplina de forma aberta, criativa e visual, com atividades, jogos, ideias inspiradoras, vídeos e outros materiais. O conceito foi desenvolvido pela Jo Boaler, professora de educação matemática da Universidade de Stanford e líder do Centro de Estudos Youcubed, na mesma instituição.

“Estamos adaptando a plataforma para a realidade brasileira. A expectativa é ampliar, cada vez mais, a rede de professores, estudantes e famílias que enxergam a matemática como um elemento que faz parte do cotidiano – e não como uma disciplina em que o processo de aprendizagem é restrito a um grupo seleto ou mesmo como inimiga”, explica a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.

Ela também lembra os dados preocupantes sobre aprendizagem de matemática no Brasil. Um estudo lançado pelo Todos pela Educação, com base no Sistema de Avaliação de Educação Básica – Saeb 2017,  aponta que apenas 9,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio possuem aprendizagem adequada em Matemática, e 29,1% em Língua Portuguesa.

Após a vivência dos estudantes norte-americanos com a plataforma Youcubed, observou-se um aumento significativo do engajamento, persistência, e mentalidade dos estudantes, além de melhoria das notas não só em matemática, mas também em ciência, língua inglesa e literatura.

 

Palestras com Jo Boaler e página no Facebook

No ano passado, o Itaú Social e o Instituto Sidarta realizaram o seminário “Mentalidades Matemáticas: todos podem aprender em altos níveis”, com a presença do diretor de pesquisa do Centro de Estudos Youcubed, Jack Dieckmann. A série de vídeos que Jo Boaler gravou para o evento discutem diferentes aspectos de sua abordagem matemática. O material está disponível neste link, que traz a sistematização do seminário.

No Facebook, a página Mentalidades Matemáticas também debate a temática e apresenta novidades do Youcubed para o público brasileiro.

 

O que vem pela frente?

No próximo semestre ocorre a 2ª edição do seminário Mentalidades Matemáticas, desta vez com a presença de Jo Boaler no Brasil. Também está em articulação a realização do curso de verão do Youcubed no país.

O Itaú Social e o Instituto Sidarta também estão promovendo adaptações da plataforma Youcubed para atender ao contexto brasileiro.

As ações fazem parte do programa Letras e Números, do Itaú Social, que visa promover a Língua Portuguesa e a Matemática como instrumentos de cidadania, deslocando a visão consagrada de que são “meras disciplinas” para o entendimento de que são elementos constitutivos da vida plena na sociedade.