Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Confira oito cursos gratuitos de educação oferecidos no Polo

O ambiente de formação do Itaú Social oferece diversos cursos para profissionais da educação e demais interessados

 

Que tal aproveitar o término do ano letivo e as férias para realizar formações continuadas? O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, oferece cursos gratuitos e certificados para professores, gestores escolares, técnicos de secretarias de educação, profissionais de organizações da sociedade civil e demais interessados.

Confira oito cursos on-line com inscrições abertas:

 

  1. Avaliação e Aprendizagem

Os gestores públicos e escolares que buscam entender melhor os indicadores usados para avaliar a aprendizagem dos alunos podem se inscrever nesse curso, realizado em parceria com a Comunidade Educativa – Cedac. Entre os assuntos abordados estão a avaliação da qualidade da educação, avaliações externas e indicadores educacionais. A carga horária é de 24 horas.

 

  1. Infâncias e Leituras

A formação incentiva práticas de leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. O papel dos mediadores de leitura e a construção de uma biblioteca para a faixa etária dos 0 aos 6 anos também são abordados. Ao final do curso é possível solicitar um acervo de livros infantojuvenis, desde que se atenda aos critérios informados.

 

  1. Projeto Político-Pedagógico para OSCs

Os profissionais das organizações da sociedade civil (OSCs) são capacitados a reconhecer os conceitos, objetivos e características do Projeto Político-Pedagógico. Com isso, é possível desenvolver um planejamento institucional para a qualidade da oferta educativa. Com carga horária de 20 horas, a formação é realizada em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral.

 

  1. BNCC na Educação Infantil

Realizado em parceria com o Instituto Singularidades, o objetivo do curso é apresentar de forma prática as modificações do processo de aprendizagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil. Com carga horária de 10 horas, a formação tem linguagem acessível e oferece materiais de apoio no desenvolvimento do planejamento pedagógico.

 

  1. Planejamento e Estratégia para a Gestão Escolar

Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso tem como objetivo apresentar elementos para a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Voltada para gestores escolares, as aulas abordam políticas e programas de educação, gestão da unidade escolar, gestão de pessoas, além de negociação e mediação. A carga horária é de 10 horas.

 

  1.  Liderança e Gestão Participativa na Escola

Também realizado em parceria com a FGV, o conteúdo programático do curso aborda liderança, gerência e desenvolvimento de equipes, negociação e processo decisório e gestão de conflitos. Com carga horária de oito horas, a formação é destinada a gestores públicos e escolares e técnicos de secretarias de educação.

 

  1. Letramento Matemático na Educação Infantil

Os objetivos do curso, oferecido em parceria com a Nova Escola, são refletir sobre o papel da matemática na Educação Infantil e proporcionar experiências significativas para as crianças, respeitando seu modo de aprender e ser, sem antecipar os processos do Ensino Fundamental. Com carga horária de dez horas, o cursista tem aulas sobre os campos de experiência e o percurso investigativo da criança, os conceitos-chave para o trabalho com números e sistema de numeração, planejamento de atividades matemáticas, entre outros.

 

  1. Fundeb e o Financiamento da Educação

Como funciona a transferência de recursos, obrigatórias e voluntárias, para os municípios, e o que é o Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) são alguns dos temas tratados no curso, com carga horária de seis horas. Realizado em parceria com o CLP Liderança Pública, tem como objetivo identificar pontos de otimização do gasto público com educação, diagnosticar fatores que podem contribuir para uma melhor gestão dos recursos e analisar indicadores e elementos que interferem na arrecadação.

 

Confira outras formações do Polo

Lançado em agosto, o ambiente de formação do Itaú Social oferece outros cursos on-line e presenciais, desenvolvidos junto a diversos parceiros. Os conteúdos estão disponíveis em quatro Percursos Formativos: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Leitura, Escrita e Matemática e Monitoramento e Avaliação.