Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Webinário discute desafios e perspectivas dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Evento virtual ocorre no dia 15 de setembro e reúne especialistas da área para propor soluções para essa etapa de ensino


Na próxima quinta-feira (15), às 14 horas, ocorre o webinário “Anos Finais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas”. O evento trará os resultados das 14 pesquisas aplicadas apoiadas pelo Itaú Social e pela Fundação Carlos Chagas ocorridas em escolas públicas de dez estados do Brasil. As inscrições podem ser realizadas no site e contará com certificado para quem participar.

O webinário também realizará rodas de conversas que discutirão sobre os desafios da educação durante os Anos Finais do Ensino Fundamental (período que compreende o 6º ao 9º ano). Entre os problemas estão o índice de evasão escolar na transição para o Ensino Médio e a ausência de programas e políticas que tenham como objetivo enfrentar estes pontos críticos.

As rodas de conversas contarão com especialistas no tema como o presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Luiz Miguel Garcia, e a secretária estadual de educação do Maranhão e representante do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Leuzinete Pereira da Silva. O evento será mediado pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, e pela coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum. 

A fase dos Anos Finais é considerada uma das etapas mais desafiadoras da educação básica, pois seus estudantes se encontram na transição da infância para a adolescência e lidam com transformações físicas, emocionais e comportamentais.

Na programação do evento, Itaú Social e Fundação Carlos Chagas  apresentarão um documento com recomendações para os Anos Finais, baseado nos achados das pesquisas realizadas por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública

Pesquisas Anos Finais
Docentes e pesquisadores se dedicaram por mais de dois anos a desenvolver pesquisas aplicadas em parceria com escolas públicas municipais e estaduais. A realização desses projetos ocorreu em parceria com universidades e identificou os desafios cotidianos enfrentados por educadores e estudantes, além de indicar recomendações para superá-los. Os 14 projetos estão disponíveis no site.

Serviço
Anos Finais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas
Quando: 15 de setembro, quinta-feira
Horário: a partir das 14 horas
Transmissão: canal do YouTube do Itaú Social
Inscrição: pelo site do Itaú Social
Evento terá certificado para quem participar

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.