Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

Anos Finais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas


Entende-se como “Anos Finais” o período do ensino fundamental que vai do 6º ao 9º ano, fase que concentra um quarto (25%) do total de estudantes da Educação Básica no Brasil. Essa etapa agrega muitos dos desafios para a educação pública brasileira, dentre eles o alto índice de evasão escolar na transição para o ensino médio e a ausência de programas e políticas que têm como objetivo enfrentar estes pontos críticos. No evento, conhecemos mais sobre quais são os desafios e as perspectivas que temos frente a este cenário.

O tema do webinário surgiu a partir do edital “Os Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública”, parceria entre Itaú Social e Fundação Carlos Chagas, iniciado em 2019 e que apoiou 14 projetos de pesquisa que tiveram como intuito explorar, entender e recomendar ações para a melhoria dessa fase escolar. Durante o evento, foram apresentados os resultados do edital, conversas e debates sobre como escolas, secretarias e redes de educação podem alterar positivamente a realidade dos estudantes dos anos finais.

Participaram do evento como mediadoras Patricia Mota Guedes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, e Sandra Unbehaum, socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Além disso, o evento teve especialistas no tema e participação especial de de Luiz Miguel Garcia, presidente da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Leuzinete Pereira da Silva, Secretária Estadual de Educação do Maranhão, representando o CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação).


ASSISTA


SAIBA MAIS