Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Site Mobiliza oferece oportunidades de voluntariado

A plataforma visa ampliar e facilitar o acesso às informações reunindo as oportunidades de voluntariado em educação, cultura e meio ambiente em uma única plataforma


Como forma de reconhecer a importância das ações solidárias e os benefícios que essa prática exerce nas comunidades, o dia 7 de julho é marcado por celebrar o Dia do Voluntariado Social. Nesta data, o Itaú Social destaca a plataforma Mobiliza, site que oferece oportunidades para interessados em apoiar o próximo ou se engajar em causas sociais em seus territórios.

As atividades apresentadas no site são promovidas pelos 42 comitês de colaboradores e aposentados do Itaú Unibanco, em parceria com OSC (organizações da sociedade civil), escolas e outras instituições. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha e apoiada pelo Itaú Social e Instituto Unibanco, nove em cada dez brasileiro reconhecem a importância do voluntariado, 48% faz ou já fez alguma atividade voluntária e 71% têm interesse em atuar. Entretanto, os dados apontam que a falta de informação sobre oportunidades de atuação dificulta o engajamento de boa parte das pessoas. Da parcela que nunca fez uma ação voluntária, 35% citam a falta de oportunidade como principal razão.

Ação voluntária Global mobiliza oito países

Todas as ações mostradas na plataforma estão disponíveis como oportunidades para que voluntários, além do universo do Itaú, possam participar. O interessado pode buscar por atividades que tenha mais interesse, basta selecionar opções de filtros por localidade, tema ou palavra chave. Entre as ações mais comuns estão mediação de leitura, arrecadação de alimentos, mutirão de reforma ou construção, eventos solidários e sensibilização sobre a preservação do meio ambiente.

 “A responsabilidade em ajudar o próximo é um sentimento cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente com o agravamento das desigualdades sociais ocorrido nos últimos anos. Muitas empresas compreendem essa tendência e promovem ou incentivam ações voluntárias com seus colaboradores. Essa prática impacta os moradores do entorno e influencia a criação de uma corrente de solidariedade no território”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Confira alguma das ações voluntárias previstas para ocorrer neste mês:

Doação de cesta básica
Quando: 16 de julho, sábado
Comitê: São Luís (MA)


Atividades recreativas com festa julina
Quando: 23 de julho, sábado
Comitê: Porto Velho (RO)


Oficina de pintura
Quando: 24 de julho, domingo
Comitê: Centro Tecnológico (SP)


Leia para uma criança
Quando: 22 de julho, sexta-feira
Comitê: Anápolis (GO)

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.