Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Série de cinco vídeos mostra relações da cultura negra e indígena na região do Cariri Cearense

Documentário registra depoimentos e manifestações artísticas dos moradores do bairro do Gesso, no município de Crato (CE), e destaca a influência dos povos originários


Está disponível no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica o documentário “Sankofa Gesso”. Dividido em cinco vídeos, o documentário apresenta depoimentos de antigos moradores, professores, artistas e lideranças da comunidade do Gesso, localizada no município do Crato (CE), que integra a região do Cariri Cearense.

As entrevistas são com moradores de todas as idades e reforçam que o cotidiano da comunidade foi bastante influenciado pela cultura dos povos originários, o que permitiu a criação de diversas iniciativas sociais que buscam preservar a memória do território.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

“O documentário busca fazer uma imersão na história da comunidade do Gesso e fortalecer a relação de pertencimento dentro do universo de matrizes africanas e indígenas. O reconhecimento acontece a partir das histórias vividas na região, das práticas de sociabilidade, dos saberes ancestrais, ressignificados e reelaborados pelas pessoas, sejam elas pessoas mais velhas ou crianças”, conta Cicera Nunes, doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e responsável pelo projeto.

Além dos depoimentos, os vídeos mostram edificações antigas, casas de palha e de taipas, manifestações culturais, estruturas históricas e uma ferrovia, que fazem parte da cultura negra e indígena presente até hoje na comunidade do Gesso.

A série é mais um resultado importante da pesquisa aplicada “O currículo e os processos de formação no campo das relações étnico-raciais na educação básica numa perspectiva inter e transdisciplinar”. O estudo produziu ainda um livro e um aplicativo digital que facilitam o acesso à memória dos povos originários do Cariri Cearense.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada por meio do  apoio do edital  Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizado pelo Itaú Social e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), com contribuição  do  Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Sobre o edital
O edital selecionou 15 projetos de pesquisas aplicadas, além de nove autores para redigirem artigos científicos sobre diversos temas relacionados às práticas pedagógicas antirracistas, ao feminismo negro e à representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.