Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Seminário “Palavramundo” discute contribuição da literatura na alfabetização

O evento conta com participação de especialistas internacionais sobre o tema, é aberto ao público e será transmitido no dia 12 de setembro pelo YouTube


Estão abertas as inscrições para participar do Seminário “Palavramundo: contribuições da literatura para alfabetização e o letramento”, que ocorre virtualmente no dia 12 de setembro, segunda-feira, às 15 horas. O evento será transmitido no canal de YouTube do Itaú Social e contará com roda de conversa e com a palestra do professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, Jorge Larrosa.

A proposta do Seminário é refletir sobre educação, cultura e expressões artísticas, tendo como foco a literatura e seus incentivos para a constituição pessoal, para a aquisição de capital cultural e para o desenvolvimento da interpretação da vivência em sociedade de maneira geral.

Conheça o percurso formativo do Polo sobre Leitura e Escrita

Além da palestra, o evento terá uma roda de conversa com o tema “Práticas de leitura e alfabetização: um diálogo possível” que será mediada pela coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo. Contará ainda com a participação das professoras da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Mônica Correia Baptista, e da UNSAM (Universidade Nacional de General San Martin), Cecilia Bajour; e da presidente do IPEDI (Instituto Politécnico de Ensino a Distância), Denise Silva.

O Seminário é gratuito e destinado a mediadores de leitura, bibliotecários, professores, profissionais que atuam em organizações da sociedade civil que promovem ações de leitura e educação, especialistas e estudantes do campo da educação. 

A programação completa e mais informações sobre os convidados do Seminário podem ser conferidas na página do evento

Palavramundo
O termo “Palavramundo” está presente na obra do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, e consiste em tratar a palavra e a leitura dentro dos aspectos que constituem os seres humanos como ativos na sociedade, articulando conhecimentos e saberes do dia a dia com a aprendizagem da leitura e escrita. 

Conteúdos do Itaú Social abordam legado de Paulo Freire

Jorge Larrosa
Professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, e autor de trabalhos e livros publicados em diversos países sobre a relação entre experiência, linguagem e subjetividade, bem como a forma e a materialidade dos dispositivos artísticos, culturais e educacionais. Doutor em Pedagogia, Larrosa é membro de conselhos de redação e comitês científicos de várias revistas internacionais e realizou estudos de pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres e no Centro Michel Foucault da Universidade de Sorbonne, em Paris, na França.

Seminário “Palavramundo: Contribuições da literatura para o letramento e a alfabetização”
Quando: 12 de setembro, segunda-feira
Horário: 15 horas
Onde: Canal de YouTube do Itaú Social
Inscrições: pelo formulário

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.