Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Revista Na Ponta do Lápis traz entrevista com Mia Couto e especial sobre Conceição Evaristo


Publicação do Programa Escrevendo o Futuro reúne ainda análises de docentes sobre os textos e documentários produzidos nas escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa

 

A edição nº 34 da revista Na Ponta do Lápis já está disponível na íntegra e foi dedicada à literatura. A publicação do programa Escrevendo o Futuro traz como destaques uma entrevista exclusiva com o escritor moçambicano Mia Couto e um especial sobre a palestra da Conceição Evaristo para os educadores finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Em entrevista, Mia Couto destaca a escrita como possibilidade de viabilizar pontes e conexões com outras pessoas, e defende a importância de ouvir e contar as próprias histórias. O escritor, reconhecido com prêmios internacionais como Prêmio Camões (2013) e Neustadt Prize (2014), esteve no Brasil em outubro de 2019, quando participou de evento do programa educativo Escola, Museu e Território,  promovido pelo Museu da Língua Portuguesa e Itaú Social.

A edição conta ainda todos os detalhes da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, em reportagem assinada pela jornalista Marina Almeida. Na seção “De olho na prática” estão as análises de cinco docentes da Rede de Ancoragem sobre os textos e os documentários produzidos nas escolas pelos estudantes participantes.