Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Polo lança formação que destaca o conhecimento e as tradições indígenas

O curso valoriza a história oral e as suas manifestações na educação e na cultura, como parte da memória e como integração dos povos originários com a natureza e com o meio ambiente


Está disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, o curso “Jenipapos –  Redes de Saberes”, realizado em parceria com a “Mina – Comunicação e Arte”. A formação é gratuita e apresenta saberes e as tradições indígenas e a forma de transmissão do conhecimento e da preservação da memória.

O curso é resultado do evento de mesmo nome, ocorrido entre outubro e novembro do ano passado. Na ocasião, foram realizados três encontros com autores indígenas mostrando características da oralidade, da ancestralidade e da relação próxima com a natureza.

Leia com uma criança distribui livros de autoria indígena

O conteúdo da formação está organizado a partir das contribuições e reflexões propostas por cada um dos convidados: 

  • Qual o “índio“ que mora em você?: reflexões sobre a identidade e a cultura brasileiras, em uma aula com Daniel Munduruku.
  • Nheengatu – uma vivência linguística: o professor e escritor Yaguarê Yamã dá uma aula básica da língua geral da Amazônia, o Nheengatu.
  • A vida Pataxoop no Hãm Kuna’ã Xeka: Dona Liça Pataxoop apresenta o processo educativo Tehey – Pescaria do Conhecimento, desenvolvido por ela. 

Com temática semelhante, o novo curso divide espaço no catálogo do Polo com o Jenipapos – Literatura de Autoria Indígena. Ambos são destinados para docentes, gestores de educação e integrantes de organizações da sociedade civil e têm duração de seis horas.

Polo
O Polo foi lançado em 2019 e alcançou a marca de 140 mil usuários, entre gestoras e gestores de educação, docentes e representantes de organizações da sociedade civil, além de ter emitido mais de 80 mil certificados e oferecer 50 cursos de forma aberta e gratuita. O objetivo da plataforma é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.