Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Nova edição da revista Na Ponta do Lápis compartilha histórias da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicação reúne artigos, reportagens e dicas para contribuir com o trabalho de profissionais da educação


A 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa mobilizou mais de 59 mil professoras e professores de 3.877 cidades de todas as regiões do Brasil. As histórias deste concurso são o tema da 38º edição da revista Na Ponta do Lápis, produzida pelo Escrevendo Futuro, iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). A publicação está disponível gratuitamente no site do programa.

A revista traz relatos dos participantes dos encontros virtuais ocorridos durante a fase semifinal do concurso. Os eventos foram divididos em cinco categorias, sendo elas: Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º), Crônica (8º e 9º), Documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3ª série do Ensino Médio). 

Conheça os 20 vencedores da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Os relatos de estudantes e docentes revelam a experiência vivenciada durante todas as etapas do concurso, desde a fase inicial na escola, com as aulas ocorrendo virtualmente, até os encontros da semifinal. Esses encontros permitiram a integração com outros semifinalistas e a possibilidade de participar de palestras e atividades formativas.

O conteúdo da publicação também conta com entrevistas, artigos e relatos reflexivos de outras profissionais, como avaliadoras e formadoras, que tiveram algum envolvimento com a Olimpíada de Língua Portuguesa em 2021. Os textos refletem sobre a educação pública, protagonismo juvenil, desigualdade racial em sala de aula, impacto do programa no território, entre outros assuntos.

A revista encerra com a poesia “Arquiteta”, da escritora Geni Guimarães, homenageada pela 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa. A autora possui cerca de 30 anos de trabalho como professora e já publicou dez livros de poemas e contos.

Olimpíada de Língua Portuguesa
Criada em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de texto realizado a cada dois anos e que mobiliza estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. A participação ocorre em uma das cinco categorias: Poema; Memórias literárias; Crônica; Documentário e Artigo de opinião.

O concurso é uma iniciativa do programa Escrevendo o Futuro, do Itaú Social, e está sob coordenação técnica do Cenpec e com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.