Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Olimpíada de Língua Portuguesa divulga semifinalistas

Professores e suas turmas classificadas participarão do Encontro dos Semifinalistas, que nesta edição ocorre virtualmente entre os dias 13 de outubro e 12 de novembro


A Olimpíada de Língua Portuguesa divulgou a lista de professores e professoras classificados para a etapa semifinal. Ao todo, são 209 docentes selecionados e suas respectivas turmas, de todos estados brasileiros, que realizaram atividades relacionadas aos cinco gêneros trabalhados no concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião.  

A partir do dia 13 de outubro até 12 de novembro, docentes e estudantes participarão dos Encontros de Semifinalistas, que propõem uma série de atividades culturais e formativas. 

Para chegar até à semifinal, os trabalhos dos docentes foram avaliados por Comissões Julgadoras Escolares, Municipais e Estaduais. Chamados de Relatos de prática, esses trabalhos são compostos por registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos professores, professoras e estudantes durante as oficinas de Língua Portuguesa. 

“Em 2021, tivemos grandes mudanças, como trazer o foco para a prática dos professores, premiar a turma toda [e não apenas um estudante] e reservar 50% das vagas, a partir da Etapa Semifinal, para as escolas que estão em territórios mais vulneráveis”, explica a coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Claudia Petri. Segundo ela, a reserva de vagas tem como objetivo “oferecer oportunidade de aprendizado, troca e formação às escolas e estudantes a partir de um grupo mais diverso, contribuindo para a ampliação dos olhares e para a construção de uma nova realidade educacional para o Brasil, com mais equidade e oportunidades”.

De acordo com a coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro, Maria Aparecida Laginestra, os Relatos de prática mostraram os desafios da sala de aula dentro do contexto pandêmico. “A leitura dos Relatos revela o fôlego dos docentes, o impacto do fechamento das escolas e as idas e vindas em busca de recursos didáticos para escapar das limitações impostas pela escassez de conectividade. Ficou evidente o apoio mútuo entre docentes e estudantes em momentos sensíveis – perdas, ausência, evasão, insegurança, apatia. Com cooperação, o trabalho de muitas mãos deu sentido e favoreceu a aprendizagem”, conta. 

A Olimpíada ganhou uma música própria. Ouça a composição do Trio Gato com Fome com a parceria de artistas convidadas e a direção musical de Cadu Ribeiro. 

Encontro de Semifinalistas
Assim como nas edições anteriores, a Olimpíada de Língua Portuguesa realiza os Encontros de Semifinalistas, que promovem diversidade, cultura e aprendizados entre os participantes do concurso. Neste ano, o evento ocorre pela primeira vez on-line devido à pandemia e contará com um ambiente virtual criado especialmente para a Etapa Semifinal. 

Os Encontros de cada gênero terão duração de quatro dias. As atividades para os docentes ocorrem pela manhã, enquanto que as práticas voltadas aos estudantes serão realizadas à tarde. Neste ano, também será realizada a Semana de Boas-Vindas. Neste período, professores, professoras e estudantes poderão realizar algumas atividades prévias no ambiente virtual, como se apresentarem, fazer publicações no mural, conhecer os colegas e acessar a programação detalhada do Encontro. 

Confira a programação geral:

Gênero Semana de Boas-vindas Data dos encontros
Crônica Disponível a partir do dia 6/1013 a 16 de outubro
Artigo de opinião Disponível a partir do dia 12/1019 a 22 de outubro
Memórias literárias Disponível a partir do dia 19/1026 a 29 de outubro
Documentário Disponível a partir do dia 27/103 a 6 de novembro
Poema Disponível a partir do dia 2/119 a 12 de novembro