A equidade na educação só pode ser alcançada quando existirem políticas públicas efetivas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência. Para dar visibilidade às demandas desse público, que precisa ter acesso garantido aos espaços de convivência, lazer, ensino, saúde, entre outros, foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro.
Para celebrar essa data, o Itaú Social destaca programas que contribuem para a inclusão de crianças com deficiência no universo literário, além de apoiar secretarias municipais de Educação e organizações da sociedade civil na garantia dos direitos sociais e à educação desse público.
O “Leia com uma criança” já distribuiu 63,5 milhões de livros gratuitamente, entre eles títulos regulares e acessíveis. O programa disponibiliza, gratuitamente, um acervo de 20 obras já distribuídas em anos anteriores em versões audiovisuais acessíveis, voltadas para o público com deficiência.
Leia com uma criança distribui livros para 1,5 mil municípios
O acesso aos livros em braile permitiu com que Isaac e Levi tivessem mais autonomia dentro e fora de casa, como conta Aline Costa Benevides, mãe das crianças com deficiência visual. “É difícil encontrar livros. Existem sites que vendem livros em braile, mas são muito caros”. Graças à leitura e ao treino da coordenação motora, seus filhos conseguem realizar algumas tarefas sem precisar de ajuda, como esquentar seu próprio leite e pegar correspondência com o carteiro.
Apoio às redes de ensino
A educação é um dos maiores desafios quando se trata de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência. Com a proposta de contribuir para que estudantes sejam matriculados e tenham a garantia da aprendizagem, o programa “Melhoria da Educação” oferece a Tecnologia Educacional “Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência”.
A metodologia foi aplicada em Itapevi (SP), com apoio do Instituto Rodrigo Mendes, e realizou formações com técnicos da secretaria, gestores e docentes sobre as múltiplas formas de aprendizagem. Também foi implementada uma rede de apoio com fluxo para atender os estudantes com deficiências do município.