Na terça-feira (02/04) foi celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil, comemoração que remete à relevância da leitura para o desenvolvimento da criança. Na mesma data, também é lembrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, momento importante de reflexão sobre as dificuldades a serem enfrentadas para garantir a inclusão desse público, entre elas o acesso à literatura de qualidade.
ℹ️ Publicação mostra os critérios para a seleção de livros infantis de qualidade
Carla Mauch, coordenadora geral da Mais Diferenças – organização da sociedade civil que trabalha no campo da educação e cultura inclusivas -, destaca a escassez de obras acessíveis que promovam a participação das crianças com deficiência. As poucas disponíveis estão em braile, limitando-as para quem domina essa linguagem.
As obras acessíveis oferecidas pelo “Leia com uma criança”, do Itaú Social, apresentam recursos como narração em áudio, descrição, animação das imagens e interpretação em Libras para ampliar o acesso à leitura. “Nesses anos de trabalho, percebemos que a descrição das imagens presentes no livro, que a priori seria a maneira das crianças com deficiência visual construírem a imagem mental da história, também pode ser muito interessante para seus colegas”, explica Carla.
ℹ️ Intérpretes de libras têm papel importante na inclusão e na permanência de estudantes
Os livros com esse formato facilitam a leitura ao considerar a diversidade das infâncias, desde que a mediação leve em conta aspectos importantes como a comunicação afetiva, por meio da troca de olhares; suavidade da voz e na escuta do que o leitor quer dizer; postura empática, entre outros comportamentos listados no Guia para mediação de leitura.
ℹ️ Confira a entrevista da coordenadora-geral da organização Mais Diferenças, Carla Mauch
Leia com uma criança
O Itaú Social disponibiliza 25 livros infantis com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mediadores. O catálogo reúne as obras distribuídas ao longo dos 14 anos do “Leia com uma criança”.
Um dos livros disponíveis é o “Enquanto o almoço não fica pronto“, de Sonia Rosa, ilustrado por Bruna Assis Brasil e que recebeu a audiodescrição da educadora Bel Santos Mayer, uma das gestoras da Rede LiteraSampa.
Iniciado em 2010, o “Leia com uma criança” foi a primeira iniciativa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. O objetivo é incentivar a leitura do adulto com a criança para reforçar o vínculo afetivo e estimular sua participação ativa na educação infantil desde a primeira infância.